Interação social e similaridade percebida

investigando sua relação com cocriação de valor e lealdade de frequentadores de academias crossfit

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v13i1.22972

Palavras-chave:

Serviços, Cocriação de Valor, Interação social

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo deste estudo foi investigar a influência da interação social, representada pelos outros clientes, e da similaridade percebida na cocriação de valor e lealdade do consumidor em academias de CrossFit em Campina Grande, Paraíba.
Metodologia/abordagem: Foi utilizada uma pesquisa survey com uma amostra constituída por 160 clientes, que envolveu o uso de Modelagem de Equações Estruturais (MEE).
Originalidade/ Relevância: Este estudo aborda a influência da dimensão social, representada pela presença de outros clientes, e da similaridade percebida na cocriação de valor em academias de CrossFit. Esses fatores podem melhorar a experiência do serviço e aumentar a competitividade das academias por meio da lealdade dos consumidores.
Principais resultados: Os resultados indicaram uma relação significativa entre a interação social e a cocriação de valor, indicando que a interação entre os clientes e a academia é um fator importante para a cocriação. Isso ocorre porque a interação social gera engajamento e troca de experiências, o que influencia a percepção de valor do serviço pelos clientes, assim como sua influência na lealdade dos consumidores das academias de CrossFit em Campina Grande, Paraíba.
Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribui para o conhecimento sobre o impacto da interação social e da similaridade percebida na cocriação de valor e lealdade do consumidor em academias de CrossFit. Os resultados destacam a importância de promover interações sociais entre os clientes para melhorar a experiência do serviço e fortalecer a lealdade dos consumidores. Essas descobertas podem ser úteis para as academias de CrossFit e para outros serviços de saúde e bem-estar na busca por estratégias de fidelização dos clientes. Além disso, o estudo amplia o conhecimento sobre o impacto da presença de outras pessoas nas respostas do consumidor.

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Biografia do Autor

Rômulo Benício Lucena Filho, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Mestrando em Administração na Universidade Federal de Campina Grande-PB, PPGA/UFCG. Possui uma especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Descomplica, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (2018), Graduação em Andamento em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba FAPESQ/CAPES - (2021-2023). Professor na área de Administração e Ciências Contábeis na Faculdade Maurício de Nassau. Professor Substituto na Universidade Federal de Campina Grande - CCJS/UFCG. Pesquisador Membro do Laboratório de Análises e Estudos do Comportamento do Consumidor (L@EC/UFCG). Exerceu atividades como instrutor educacional - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PB (SENAC-PB) e serviços contábeis de forma Autônoma. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. 

Edvan Cruz Aguiar, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Docente e Pesquisador da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande (UAAC/UFCG). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba UEPB. Mestre e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco PROPAD/UFPE, tendo realizado estágio doutoral na Georgia State University (J. Mack Robinson College of Business). É Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande - PPGA/UFCG, Líder do Laboratório de Análises e Estudos do Comportamento do Consumidor (L@EC) e Professor Tutor do PET Administração UFCG. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Comportamento do Consumidor, Marketing de Varejo e Serviços, Social Media Marketing, Marketing Analytics, Ensino e Pesquisa em Administração.

Claúdia de Sá Lemos , Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Graduada em Secretariado Executivo pela UFBA, Mestre em Administração pela UFCG, Especialista em Gestão Pública pela UCAM Pró-saber, Auditora Interna de Qualidade ISO 9001:2008, Graduanda em Administração. Servidora Pública Federal na UFCG, atuando na Secretaria de Recursos Humanos, exercendo a função de assessoria na Coordenação de Cadastro e Lotação. Possui experiência de atuação com assessoramento de executivos, supervisão de equipes administrativas, inovação organizacional e de processos, administração de imóveis, gestão da qualidade, atendimento, organização de viagens, gestão de documentos, elaboração de planos de ação, confecção de relatórios com demonstrativo de resultados. Proficiência em língua inglesa e espanhola, além de conhecimento básico em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

 

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Publicado

16.04.2024

Como Citar

Lucena Filho, R. B., Aguiar, E. C., & Lemos , C. de S. (2024). Interação social e similaridade percebida: investigando sua relação com cocriação de valor e lealdade de frequentadores de academias crossfit. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 13(1), 112–136. https://doi.org/10.5585/podium.v13i1.22972

Edição

Seção

Artigos