Turismo futebolístico: a construção e a gestão do Camp Nou Experience como um atrativo turístico esportivo local

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DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v13i2.23069

Palavras-chave:

Turismo futebolístico, Turismo esportivo, FC Barcelona, Estádio Camp Nou, Barcelona

Resumo

Resumo
Objetivo do estudo: analisar a forma como o Futbol Club Barcelona (FCB) construiu e gerencia os seus serviços turísticos com ênfase no Camp Nou Experience e no seu planejamento estratégico, bem como as ações adotadas na gestão deste a partir da sua criação.
Metodologia/abordagem: a pesquisa utilizou métodos qualitativos como fontes documentais e bibliográficas, entrevistas semiestruturadas, relatórios oficiais e veículos de comunicação para a coleta dos dados. Adotou-se os procedimentos da Análise de Conteúdo.
Originalidade/Relevância: a gestão de atrativos turísticos associados ao futebol é um tema insuficientemente explorado pela literatura. Este estudo preenche esta lacuna cientifica e ainda contribui para o aprimoramento do turismo futebolístico em outros contextos.
Principais resultados: o Camp Nou Experience tornou-se um dos principais atrativos do destino turístico de Barcelona. As estratégias adotadas no gerenciamento deste serviço turístico podem servir como base para os clubes que buscam aprimorar ou implementar esse tipo de serviço. A memória e a identificação, aspectos comuns em museus, são importantes componentes para gerar emoções nos turistas de futebol e tornar a experiência da visita mais positivas. O uso de aparatos tecnológicos no roteiro do atrativo auxilia a potencializar a emoção e comunicação da história do FCB com os visitantes. A capacitação de profissionais para as visitas guiadas e a terceirização de serviços foram consideradas características positivas. A demanda turística local impacta na alavancagem do número de visitantes e captação de receitas do atrativo.
Contribuições teóricas/metodológicas: o estudo apresentou os principais componentes de gestão de serviços visitação de estádios e museu e ofereceu direcionamentos para novas pesquisas nesta área pouco explorada academicamente.

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Biografia do Autor

Jonathan R. Oliveira, James Madison University

Doutorando no programa de Pós-graduação em Esporte, Recreação e Turismo da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2021-Presente). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2017) e mestrado em Educação Física também pela Universidade Federal do Paraná (2021). Harrisonburg, Virginia – Estados Unidos.

Ricardo Ricci Uvinha, Universidade de São Paulo

Professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Educação Física (1990), Mestrado pela FEF/Unicamp (1997), Doutorado pela ECA/USP (2003), Pós-Doutorado pela Griffith University/Australia (2004) e é Livre-Docente pela EACH/USP (2008). São Paulo, SP – Brasil.

Carlos Eduardo Silveira, Universidade Federal do Paraná

Professor do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1994), mestrado em Tourism in Developing Countries - University of Strathclyde (2001) e doutorado em Gestión y Desarrollo Turístico Sostenible - Universidad de Málaga (2009). Curitiba, Paraná – Brasil. 

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná

Professor no departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1997), graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999), graduação em História pelo Uninter (2021), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Cursou o estágio pós-doutoral na Università Ca' Foscari di Venezia (2012-2013). Curitiba, Paraná – Brasil.

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Publicado

20.08.2024

Como Citar

Oliveira, J. R., Uvinha, R. R., Silveira, C. E., & Capraro, A. M. (2024). Turismo futebolístico: a construção e a gestão do Camp Nou Experience como um atrativo turístico esportivo local. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 13(2), 221–249. https://doi.org/10.5585/podium.v13i2.23069

Edição

Seção

Artigos