Análise da influência de fatores comportamentais e do time sobre o consumo de torcedores de clubes de futebol no Brasil

Un análisis de la influencia de factores conductuales y de equipo en el consumo de hinchas de clubes de fútbol en Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v12i3.23171

Palavras-chave:

Marketing esportivo, Torcedor-consumidor, Futebol brasileiro

Resumo

Objetivo do estudo: Indicar como a imagem do time, lealdade comportamental, comportamento psicológico e algumas características do torcedor e do time, podem influenciar o comportamento de consumo do torcedor de times de futebol.
Metodologia/Abordagem: Adotou-se a Modelagem de Equações Estruturais para testar o modelo proposto, empregando-se o método PLS-SEM, com intuito de maximizar a explicação da variância da variável endógena de interesse. Obteve-se 330 respostas de um questionário estruturado aplicado com torcedores brasileiros.
Originalidade/Relevância: Adotou-se uma proposta inovadora para a construção do construto formativo “Torcedor-consumidor”, a partir de seis artefatos do próprio questionário. Também se indica que é o primeiro trabalho que, a partir de resultados anteriores, adota imagem do time, lealdade comportamental, comportamento psicológico, características do torcedor e característica do time para analisar o comportamento de consumo do torcedor.
Principais resultados: Os resultados indicaram uma significativa influência positiva do comportamento psicológico, lealdade comportamental, imagem do time, prática de futebol, renda, sucesso do time e origens do relacionamento com o time do coração sobre o comportamento de consumo dos torcedores de times de futebol brasileiros.
Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição do estudo refere-se a união inédita de diferentes construtos, acrescidos de variáveis sociodemográficas e comportamentais, para analisar o torcedor considerando seu potencial de consumo, preenchendo uma relevante lacuna da teoria. Destaca-se ainda que o estudo foca na análise do torcedor enquanto consumidor, algo ainda pouco explorado na literatura.
Contribuições para a gestão: A pesquisa indica caminhos para os gestores aumentarem o potencial de consumo dos torcedores dos times. Especificamente, aponta-se a relevância de se estabelecer um comprometimento psicológico do torcedor com o time.

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Biografia do Autor

André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da FAGEN/UFU. Coordenador do MBA em Gestão Empresarial da FAGEN/UFU. Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Consumo (NEPeC). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche no Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG) da Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal - bolsista CAPES. Mestre em Administração pela UFU, MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Administração pela UFU. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing esportivo, marketing de entretenimento, marketing de tecnologia e digital, marketing verde, estratégia empresarial e pesquisa de mercado. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

07.12.2023

Como Citar

Rogers, P., Fagundes, A. F. A., & Marques , E. H. C. da S. (2023). Análise da influência de fatores comportamentais e do time sobre o consumo de torcedores de clubes de futebol no Brasil: Un análisis de la influencia de factores conductuales y de equipo en el consumo de hinchas de clubes de fútbol en Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 12(3), 465–496. https://doi.org/10.5585/podium.v12i3.23171

Edição

Seção

Artigos