Análise da influência de fatores comportamentais e do time sobre o consumo de torcedores de clubes de futebol no Brasil
Un análisis de la influencia de factores conductuales y de equipo en el consumo de hinchas de clubes de fútbol en Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v12i3.23171Palavras-chave:
Marketing esportivo, Torcedor-consumidor, Futebol brasileiroResumo
Objetivo do estudo: Indicar como a imagem do time, lealdade comportamental, comportamento psicológico e algumas características do torcedor e do time, podem influenciar o comportamento de consumo do torcedor de times de futebol.
Metodologia/Abordagem: Adotou-se a Modelagem de Equações Estruturais para testar o modelo proposto, empregando-se o método PLS-SEM, com intuito de maximizar a explicação da variância da variável endógena de interesse. Obteve-se 330 respostas de um questionário estruturado aplicado com torcedores brasileiros.
Originalidade/Relevância: Adotou-se uma proposta inovadora para a construção do construto formativo “Torcedor-consumidor”, a partir de seis artefatos do próprio questionário. Também se indica que é o primeiro trabalho que, a partir de resultados anteriores, adota imagem do time, lealdade comportamental, comportamento psicológico, características do torcedor e característica do time para analisar o comportamento de consumo do torcedor.
Principais resultados: Os resultados indicaram uma significativa influência positiva do comportamento psicológico, lealdade comportamental, imagem do time, prática de futebol, renda, sucesso do time e origens do relacionamento com o time do coração sobre o comportamento de consumo dos torcedores de times de futebol brasileiros.
Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição do estudo refere-se a união inédita de diferentes construtos, acrescidos de variáveis sociodemográficas e comportamentais, para analisar o torcedor considerando seu potencial de consumo, preenchendo uma relevante lacuna da teoria. Destaca-se ainda que o estudo foca na análise do torcedor enquanto consumidor, algo ainda pouco explorado na literatura.
Contribuições para a gestão: A pesquisa indica caminhos para os gestores aumentarem o potencial de consumo dos torcedores dos times. Especificamente, aponta-se a relevância de se estabelecer um comprometimento psicológico do torcedor com o time.
Downloads
Referências
Arbuckle, J. L. (2019). Amos (Version 26.0). IBM Corp.
Bauer, H. H., Stokburger-Sauer, N. E., & Exler, S. (2008). Brand image and fan loyalty in professional team sport: A refined model and empirical assessment. Journal of sport Management, 22(2), 205-226. https://doi.org/10.1123/jsm.22.2.205
Beccarini, C., & Ferrand, A. (2006). Factors affecting soccer club season ticket holders’ satisfaction: The influence of club image and fans’ motives. European Sport Management Quarterly, 6(1), 1-22. https://doi.org/10.1080/16184740600799154
Benitez, J., Henseler, J., Castillo, A., & Schuberth, F. (2020). How to perform and report an impactful analysis using partial least squares: Guidelines for confirmatory and explanatory IS research. Information and Management, 57(2). https://doi.org/10.1016/j.im.2019.05.003
Borges, G.; Silva, R.; &Añaña, E. (2014). Understanding Fans Loyalty in Brazilian Soccer. Global Journal of Management And Business Research, 14(2). Disponível em: https://journalofbusiness.org/index.php/GJMBR/article/view/1447. Acessado em: 20/11/2023.
Cepeda-Carrion, G., Cegarra-Navarro, J. G., & Cillo, V. (2019). Tips to use partial least squares structural equation modelling (PLS-SEM) in knowledge management. Journal of Knowledge Management, 23(1), 67–89. https://doi.org/10.1108/JKM-05-2018-0322
Dijkstra, T. K., & Henseler, J. (2015). Consistent and asymptotically normal PLS estimators for linear structural equations. Computational Statistics and Data Analysis, 81, 10-23. https://doi.org/10.1016/j.csda.2014.07.008
Funk, D. C., & James, J. D. (2004). The fan attitude network (FAN) model: Exploring attitude formation and change among sport consumers. Sport Management Review, 7(1), 1-26. https://doi.org/10.1016/S1441-3523(04)70043-1
Funk, D. C., Filo, K., Beaton, A. A., & Pritchard, M. (2009). Measuring the Motives of Sport Event Attendance: Bridging the Academic-Practitioner Divide to Understanding Behavior. Sport Marketing Quarterly, 18(3). Disponível em: https://www.danielfunk.com/wp-content/uploads/2016/01/Funk-Filo-Beaton-Pritchard-2009-SMQ.pdf. Acessado em: 20/11/2023.
Ghasemy, M., Teeroovengadum, V., Becker, J. M., & Ringle, C. M. (2020). This fast car can move faster: a review of PLS-SEM application in higher education research. In Higher Education (Vol. 80, Issue 6, pp. 1121–1152). Springer Science and Business Media B.V. https://doi.org/10.1007/s10734-020-00534-1
Gladden, J. M., & Funk, D. C. (2002). Developing an understanding of brand associations in team sport: Empirical evidence from consumers of professional sport. Journal of Sport management, 16(1), 54-81. https://doi.org/10.1123/jsm.16.1.54
Hair, J. F., Hult, T. M. G., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2021). A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) (3rd ed.). Sage Publications.
Hair, J. F., Risher, J. J., Sarstedt, M., & Ringle, C. M. (2019). When to use and how to report the results of PLS-SEM. European Business Review, 31(1), 2–24. https://doi.org/10.1108/EBR-11-2018-0203
Henseler, J. (2017). Bridging Design and Behavioral Research With Variance-Based Structural Equation Modeling. Journal of Advertising, 46(1), 178–192. https://doi.org/10.1080/00913367.2017.1281780
Henseler, J. (2021). Composite-Based Structural Equation Modeling: Analyzing Latent and Emergent Variables. The Guilford Press.
Henseler, J., Hubona, G., & Ray, P. A. (2016). Using PLS path modeling in new technology research: updated guidelines. Industrial Management & Data Systems, 116(1), 2–20. https://doi.org/10.1108/IMDS-09-2015-0382
Hökeroth, F., Wikström, V., & Bardh, J. (2021). The Effect of Brand Image on Football Fan Loyalty: The Swedish Football Context. (Dissertation). Disponível em: https://urn.kb.se/resolve?urn=urn:nbn:se:lnu:diva-105190
IBM Corp. (2017). IBM SPSS Statistics for Windows (Version 25.0). IBM Corp.
Irianto, D., & Kartikasari, D. (2020). Fan loyalty toward international football team: The role of brand image. International Journal of Applied Business Research, 2(01), 58-72. https://doi.org/10.35313/ijabr.v2i01.95
Lee, H., & Jung, K. (2018). Loyal customer behaviors: Identifying brand fans. Social Behavior and Personality: an international journal, 46(8), 1285-1303. https://doi.org/10.2224/sbp.6482
Lock, D., & Heere, B. (2017). Identity crisis: A theoretical analysis of ‘team identification’research. European Sport Management Quarterly, 17(4), 413-435. https://doi.org/10.1080/16184742.2017.1306872
Madalozzo, R., & Berber Villar, R. (2009). Brazilian football: what brings fans to the game? Journal of Sports Economics, 10(6), 639-650. https://doi.org/10.1177/1527002509335572
Maderer, D., & Holtbrügge, D. (2019). International activities of football clubs, fan attitudes, and brand loyalty. Journal of Brand Management, 26(4), 410-425. https://doi.org/10.1057/s41262-018-0136-y
Marquetto, M., Pinto, N., Grohmann, M., & Battistella, L. (2017). Knowing the fans behaviour in relation to love of football clubs brands. BBR. Brazilian Business Review, 14, 272-287. https://doi.org/10.15728/bbr.2017.14.3.1
Mehmetoglu, M., & Venturini, S. (2021). Structural Equation Modelling with Partial Least Squares Using Stata and R. CRC Press.
Morgan, M. J., & Summers, J. (2008). Marketing Esportivo. Thomson Learning.
Müller, T., Schuberth, F., & Henseler, J. (2018). PLS path modeling – a confirmatory approach to study tourism technology and tourist behavior. Journal of Hospitality and Tourism Technology, 9(3), 249–266. https://doi.org/10.1108/JHTT-09-2017-0106
Mullin, B. J., Hardy, S., & Sutton, W. A. (2004). Marketing Esportivo. Bookman.
Pitts, B. G.; Stotlar, D. K. (2002). Fundamentos de Marketing Esportivo. Phorte.
Pozzi, L F. (1998). A grande jogada: teoria e prática do marketing esportivo. Globo.
Rein, I., Kotler, P., & Shields, B. (2009). Marketing Esportivo: A reinvenção do esporte na busca de torcedores. Bookman Editora.
Ringle, C. M., da Silva, D., & Bido, D. D. S. (2014). Modelagem de Equações Estruturais com Utilização do Smartpls. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56–73. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2717
Ringle, C. M., Sarstedt, M., Mitchell, R., & Gudergan, S. P. (2020). Partial least squares structural equation modeling in HRM research. International Journal of Human Resource Management, 31(12), 1617–1643. https://doi.org/10.1080/09585192.2017.1416655
Ringle, C. M., Wende, S., & Becker, J. M. (2015). SmartPLS 3. SmartPLS. https://www.smartpls.com
Rogers, P., Fagundes, A. F. A., Marques, E. H. C. S. (2022). Torcedor-consumidor ou amante egoísta? Análise da influência de fatores comportamentais e do time sobre o consumo de torcedores de clubes de futebol brasileiro. Encontro da Anpad, 46., Anais eletrônicos [...]. Maringá: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/375765492_Torcedor-consumidor_ou_amante_egoista_Analise_da_influencia_de_fatores_comportamentais_e_do_time_sobre_o_consumo_de_torcedores_de_clubes_de_futebol_brasileiro. Acessado em: 20/11/2023.
Trein, F., & Barcellos, P. F. P. (2006). Qualidade dos serviços em estádios de futebol. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Fortaleza, CE, Brasil, 26.
Vieira, C., & Sousa, B. (2020). The brand attachment and consumer behaviour in sports marketing contexts: the case of football fans in Portugal. International Journal of Sport Management and Marketing, 20(1-2), 29-46. https://doi.org/10.1504/IJSMM.2020.109762
Wakefield, K. L., & Sloan, H. J. (1995). The effects of team loyalty and selected stadium factors on spectator attendance. Journal of Sport Management, 9(2), 153-172. https://doi.org/10.1123/jsm.9.2.153
Wakefield, K. L., Blodgett, J. G., & Sloan, H. J. (1996). Measurement and management of the sportscape. Journal of Sport Management, 10(1), 15-31. https://doi.org/10.1123/jsm.10.1.15
Yun, J. H., Rosenberger, P. J., & Sweeney, K. (2020). Drivers of soccer fan loyalty: Australian evidence on the influence of team brand image, fan engagement, satisfaction and enduring involvement. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics. https://doi.org/10.1108/APJML-07-2019-0444
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pablo Rogers, André Francisco Alcântara Fagundes, Elias Henrique Cardoso da Silva Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
10.5585/podium.v13i3.26360
- Resumo 552
- pdf 523