Pé na estrada e álcool gel: um estudo sobre a intenção de viajar e a percepção de risco de contágio da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v13i2.23760Palavras-chave:
pandemia, Covid-19, Intenção de viajar, percepção de risco, Comportamento do consumidorResumo
Resumo
Objetivo do estudo: Identificar a relação entre a intenção de viajar no contexto da pandemia e a percepção de risco de contaminação pelo vírus em viagens.
Metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e de caráter descritivo, utilizando o método survey. Os dados foram coletados através de questionários on-line, totalizando uma amostra de 542 respondentes. A análise dos dados deu-se através de estatística descritiva, teste de correlação de Spearman e teste de amostras independentes Mann-Whitney.
Originalidade/Relevância: Busca abordar um fenômeno recente que afeta todos os indivíduos do planeta. A partir de buscas nas principais bases de dados, identificou-se oportunidades de pesquisa no setor de turismo, diante da pandemia da Covid-19.
Principais resultados: Os principais resultados apontam que quanto maior a percepção de risco de contaminação menor é a intenção de viajar; pessoas que contraíram o vírus e perderam alguém próximo em decorrência da doença apresentam diferenças na intenção de viajar; homens e mulheres não apresentam diferenças na intenção de viajar. E, em relação à percepção de risco de contágio em viagens, os grupos se comportam de forma igual, ou seja, não apresentam diferenças.
Contribuições teóricas/metodológicas: Ressalta-se a escassez de estudos que explorem diferenças individuais nas reações dos turistas diante do contexto imposto pela pandemia, assim, esse estudo se propôs a contribuir testando algumas variáveis individuais em relação aos fenômenos estudados.
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