Pé na estrada e álcool gel: um estudo sobre a intenção de viajar e a percepção de risco de contágio da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v13i2.23760Palavras-chave:
pandemia, Covid-19, Intenção de viajar, percepção de risco, Comportamento do consumidorResumo
Resumo
Objetivo do estudo: Identificar a relação entre a intenção de viajar no contexto da pandemia e a percepção de risco de contaminação pelo vírus em viagens.
Metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa e de caráter descritivo, utilizando o método survey. Os dados foram coletados através de questionários on-line, totalizando uma amostra de 542 respondentes. A análise dos dados deu-se através de estatística descritiva, teste de correlação de Spearman e teste de amostras independentes Mann-Whitney.
Originalidade/Relevância: Busca abordar um fenômeno recente que afeta todos os indivíduos do planeta. A partir de buscas nas principais bases de dados, identificou-se oportunidades de pesquisa no setor de turismo, diante da pandemia da Covid-19.
Principais resultados: Os principais resultados apontam que quanto maior a percepção de risco de contaminação menor é a intenção de viajar; pessoas que contraíram o vírus e perderam alguém próximo em decorrência da doença apresentam diferenças na intenção de viajar; homens e mulheres não apresentam diferenças na intenção de viajar. E, em relação à percepção de risco de contágio em viagens, os grupos se comportam de forma igual, ou seja, não apresentam diferenças.
Contribuições teóricas/metodológicas: Ressalta-se a escassez de estudos que explorem diferenças individuais nas reações dos turistas diante do contexto imposto pela pandemia, assim, esse estudo se propôs a contribuir testando algumas variáveis individuais em relação aos fenômenos estudados.
Downloads
Referências
Alvarenga, D. (2021) Brasil sai de lista das 10 maiores economias do mundo e cai para a 12ª posição, aponta ranking. G1. 03 de fev. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/03/03/brasil-sai-de-lista-das-10-maiores-economias-do-mundo-e-cai-para-a-12a-posicao-aponta-ranking.ghtml. Acesso em: 15 fev. 2022.
Amaral, P. (2021). A crise do COVID-19 no turismo - O caso da Café e Viagens. 82f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós graduação em Administração de Empresas, Rio de Janeiro, 2021.
Andrade, M. (2009). Introdução à metodologia do trabalho científico. 9 ed. São Paulo: Atlas.
Beni, M. (2019). Análise estrutural do turismo. 14. ed. São Paulo: Senac.
Brasil. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União. Brasília, DF, 4 fev. 2020. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=PRT&numero=188&ano=2020&data=03/02/2020&ato=9ecUTW61EMZpWT815. Acesso em: 17 jul. 2021
Brito-Henriques, E.; Boavida-Portugal, I.; Arrobas, F. (2020) Covid-19 e Turismo: danos reputacionais e efeitos da pandemia nos planos de férias e viagens. Universidade de Lisboa - Centro de Estudos Geográficos. p. 1-16.
Chauhan, V.; Shah, H. (2020). An Empirical Analysis into Sentiments, Media Consumption Habits, and Consumer Behaviour during the Coronavirus (COVID-19) Outbreak. Purakala UGC Care Journal, 31(20).
Coelho, M.; Mayer, V. (2020) Gestão de serviços pós-covid: O que se pode aprender com o setor de turismo e viagens?. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, v. 14, n. 39, p. 3698-3706.
Cooper, M. (2006). Japanese tourism and the SARS epidemic of 2003. Journal of Travel & Tourism Marketing, 19(2-3), 117-13.
Corbari, S.; Grimm, I. (2020). Pandemia de covid-19 e os impactos no setor do turismo em Curitiba (pr): uma análise preliminar. Ateliê do Turismo, v. 4, n. 2.(1), p. 1-26.
Coronavírus Brasil. Painel Coronavírus. 10 de agosto de 2021. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 10/08/2021.
Costa, M. (2020). Modelo de crença em saúde para determinantes de risco para contaminação por coronavírus. Revista de Saúde Pública, v. 54:47, p. 1-12.
Crepaldi, M. et al. (2020) Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estud. psicol. (Campinas) 37.
Del Chiappa, g.; Bregoli, i.; Atzeni, M. (2021). Uncovering knowledge on travel behaviour during COVID-19: a convergent parallel mixed-methods study in the context of Italy. Italian Journal of Marketing, v. 2021, n. 4, p. 393-419.
Ferreira, P. (2005). Estatística Descritiva e Inferencial. Universidade de Coimbra.
Fundação Getúlio Vargas. (2021). Impacto Econômico do Covid-19 Propostas para o Turismo Brasileiro. Fundação Getúlio Vargas. abril de 2020. Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/01.covid19_impactoeconomico_v09_compressed_1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
Field, A. Descobrindo a estatística utilizando o SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Figueira, L. et al. (2020). Turismo Mundial, Crise Sanitária e Futuro: visões globais partilhadas futuro: visões. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar.
Fundação Oswaldo Cruz. (2021). Covid-19: nota técnica traz evidências sobre importância de vacinar crianças. Fiocruz. dezembro de 2021. Disponível em:
https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-nota-tecnica-traz-evidencias-sobre-importancia-de-vacinarcriancas#:~:text=A%20nota%20da%20Fiocruz%20mostra,para%20o%20controle%20da%20pandemia. Acesso em: 10 fev. 2022.
Frasquilho, D. et al.. (2016). Mental healthoutcomes in times of economic recession: a systematic literaturereview. BMC Public Health, 16, 115.
Fuchs, T. (2018). Presence in Absence. The Ambiguous Phenomenology of Grief. Phenomenology and the Cognitive Sciences, 17, 43-63.
Fuzetti, J. et al. (2020). Análise cienciométrica sobre enfrentamento de surtos, epidemias e pandemias: abordagens de promoção de saúde. In: CONGRESSO UNIJUÍ, 2020, Anais... Evento On-line: Maringá – PR.
G1. Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil. G1. 10 de agosto de 2021. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/. Acesso em: 10 ago. 2021
Galvani, a.; Lew, a.; Perez, A. (2021). COVID-19 is expanding global consciousness and the sustainability of travel and tourism. Journal of Tourism Space, v. 22, p.1-11, 2020.
Gandra, A. IBGE: mulheres somavam 52,2% da população no Brasil em 2019. Agência Brasil. 26 de agosto de 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-08/ibge-mulheres-somavam-522-da-populacao-no-brasil-em-2019. Acesso em: 27 jan. 2022.
Glanz, K., Rimer, B.; Viswanath, K. (2008). Health Behaviour and Health Education: Theory, Research, and Practice. 4th Edition, Jossey-Bass, San Francisco.
Gössling, S., Scott, D.; Hall, C. (2020). Pandemics, tourism and global change: a rapid assessment of COVID-19. Journal of Sustainable Tourism, v. 29, p. 1-20.
Hair, J. F. et al. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman editora.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNADC - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/pesquisa/10070/64506?ano=2020. Acesso em: 27 jan. 2022.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais: Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101678.pdf. Acesso em: 02 fev. 2022.
Kiefer, K. (2020). Travel in a Time of Covid: men more likely to travel, women more likely to follow rules. Berkshire Hathaway Travel Protection. December 2020. Disponível em: https://www.bhtp.com/blog/covid-travel-men-vs-women. Acesso em: 23 fev. 2022.
Kirk, C.; Rifkin, L. (2020). I'll Trade You Diamonds for Toilet Paper: Consumer Reacting, Coping and Adapting Behaviors in the COVID-19 Pandemic. Journal of Business Research, 2020.
Lee, C. et al.. (2012). The impact of nonpharmaceutical interventions for 2009 H1N1 influenza on travel intentions: a model of goaldirected behavior. Tourism Management, 33(1), 89-99.
Marques, R.; Alves, C.; Wada, E. (2020). Turismo e Corrupção no Brasil: uma perspectiva política e econômica. Revista Turismo em Análise – RTA. ECA-USP, v. 31, n. 1, p. 1-18, jan./abr.
Middleton, V. T. C. (1998). Marketing in Travel and Tourism. Oxford: Heinemann.
Ministério do Turismo (2007). Glossário do Turismo: compilação de termos publicados por Ministério do Turismo e Embratur nos últimos 15 anos. Brasília – DF, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo/glossario-do-turismo-1-c2-aa-20edi-c3-a7-c3-a3o-pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
Ministério do Turismo. Turismo gerou mais de 21,5 mil empregos em 2020. 3 de fevereiro de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-gerou-mais-de-21-5-mil-empregos-em-2020. Acesso em: 5 set. 2021.
Ministério do Turismo (2008). Glossário do Turismo: compilação de termos publicados por Ministério do Turismo e Embratur nos últimos 15 anos. Brasília – DF, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo/glossario-do-turismo-1-c2-aa-20edi-c3-a7-c3-a3o-pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
Ministério do Turismo (2010). Glossário do Turismo: compilação de termos publicados por Ministério do Turismo e Embratur nos últimos 15 anos. Brasília – DF, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo/glossario-do-turismo-1-c2-aa-20edi-c3-a7-c3-a3o-pdf. Acesso em: 15 set. 2021.
Miranda, A. Europa está num “cessar-fogo” da Covid-19 que pode ser o fim da pandemia, diz OMS. CNN Brasil. 03 de fev. de 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/europa-esta-num-cessar-fogo-da-covid-19-que-pode-ser-o-fim-da-pandemia-diz-oms/. Acesso em: 15 fev. 2022.
Organização Mundial da Saúde. Painel do Coronavírus da OMS (COVID-19). 2021. Disponível em: https://covid19.who.int/. Acesso em: 10 ago. 2021.
Organización Mundial del Turismo. Año Internacional del Turimo Sostenible para el Desarrollo. 2017. Disponível em: https://www.bonusinsider.com/casino-tourism-destinations-and-development-centres/. Acesso em: 5 set. 2021.
Organização Pan-Americana da Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 17 jul. 2021.
Organização Pan-Americana da Saúde. OMS: 172 países e múltiplas vacinas candidatas estão envolvidos em mecanismo de acesso global à vacina para COVID-19. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/24-8-2020-oms-172-paises-e-multiplas-vacinas-candidatas-estao-envolvidos-em-mecanismo. Acesso em: 20 ago. 2021.
Osório, N. et al.. (2020). Neto Postiço em Tempos de Coronavírus. Revista Observatório, vol. 6, n. 3.
Peluso, A.; Pichierri, M. (2021). Effects of socio-demographics, sense of control, and uncertainty avoidability on post-COVID-19 vacation intention. Current Issues in Tourism, v. 24, n. 19, p. 2755-2767.
Pereira, T. et al. (2020). Percepções dos Riscos de Viagens Aéreas Durante a Pandemia da Covid-19 no estado de Santa Catarina – Brasil. Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, n. 29.
Pestana. M. H.; Gageiro, J. N. (1998). Análise de dados em Ciências Sociais. Lisboa: Ed. Sílabo.
Pforr, C.; Hosie, P.; Crisis, J. (2008). Management in Tourism. Journal of Travel & Tourism Marketing, 23:2-4, 249-264.
Presse, France. PIB da Espanha despencou 11% em 2020, maior queda desde a Guerra Civil. G1. 29 de jan. de 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/01/29/pib-da-espanha-despencou-11percent-em-2020-maior-queda-desde-a-guerra-civil.ghtml. Acesso em: 15 fev. 2022.
Rio Grande do Sul. RS Novas Façanhas. Rio Grande do Sul recebe selo internacional como destino turístico seguro. Porto Alegre, RS. RS: Novas Façanhas, 2020.
Rio Grande do Sul. Secretaria da Saúde. Estado decreta situação de calamidade pública e anuncia novas restrições. Porto Alegre, RS: Secretaria da Saúde, 2020.
Romagosa, F. (2020). The COVID-19 crisis: Opportunities for sustainable and proximity tourism. Tourism Geographies, 22:3, 690-694, 2020.
Sánchez-Cañizaresde, S. (2020). Impact of the perceived risk from Covid-19 on intention to travel. Current Issues in Tourism, v. 24, n. 7, p. 970-984.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO. Estudo - Novos hábitos digitais em tempos de covid-19. Disponível em: http://sbvc.com.br/novos-habitos-digitais-em-tempos-de-covid-19/. Acesso em: 16 ago. 2021.
Schiffman, L.; Kanuk, L. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
Shi, Q. et al.(2020). Changes in population movement make COVID-19 spread differently from SARS. Social Science and Medicine, 255, 2020.
Song, H.; Livat, F.; Ye, S. (2019). Effects of terrorist attacks on tourist flows to France: Is wine tourism a substitute for urban tourism? Journal of Destination Marketing & Management, 14, 100385.
Tassiello, V.; Tillotison, J. (2020). How subjective knowledge influences intention to travel. Elsevier, v. 80, p. 1-12, 2020.
Tavitiyaman, P.; Qu, H. Destination Image and Behavior Intention of Travelers to Thailand: the Moderating Effect of Perceived Risk Journal of Travel & Tourism Marketing, 30(3), 169–185, 2013.
Vilela, L. Pesquisa destaca mudanças nos hábitos e expectativas do consumidor. Consumidor Moderno. 16 de março de 2021. Disponível em: https://www.consumidormoderno.com.br/2021/03/16/mudancas-habitos-do-consumidor-2021/. Acesso em: 18 ago. 2021.
Wang, D. et al. (2020). Clinical Characteristics of 138 Hospitalized Patients With 2019 Novel Coronavirus–Infected Pneumonia in Wuhan. China. JAMA, v. 11, p. 1061-1069.
Wen, Z., Huimin, G.; Kavanaugh, R. R. (2005). The impacts of SARS on the consumer behaviour of Chinese domestic tourists. Current Issues in Tourism, 8(1), 22-38.
Wilder-Smith, A.; Freedman, D. O. (2020). Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of travel medicine, v. 27, n. 2, 020.
Zeisel, J. (2006). Inquiry by design: environment/behavior/neuroscience in architecture, interiors, landscape, and planning. Nova York: W. W. Norton, p. 400.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.