Comunicação organizacional integrada: Um estudo sobre sua utilização nos principais clubes de futebol do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v13i3.26915Palavras-chave:
Comunicação Organizacional Integrada, Futebol, Clubes de Futebol, Campeonato Brasileiro, Gestão da Comunicação EstratégicaResumo
Objetivo do estudo: Este estudo analisa e propõe recomendações para o processo de gestão estratégica da comunicação organizacional integrada, delimitada neste estudo apenas às áreas mercadológica e institucional das agremiações que disputaram o Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino da Série A de 2021.
Metodologia/abordagem: A pesquisa foi realizada em duas etapas, de natureza qualitativa. Na primeira, foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental (portais oficiais dos clubes), e, na segunda, entrevistamos gestores da área de comunicação ou de marketing dos clubes pesquisados.
Originalidade/Relevância: Diante da falta de estudos específicos sobre a gestão estratégica da comunicação em organizações esportivas, este estudo busca chamar a atenção para a importância estratégica da comunicação em organizações esportivas e contribuir com o incremento da literatura específica da área.
Principais resultados: Os resultados obtidos evidenciaram a inexistência de um fluxo de comunicação do processo gerencial e estratégico das agremiações, além de uma forte influência imediatista e pragmática dentro das organizações, parecendo corroborar a existência de uma cultura de tratamento e gestão fragmentada da comunicação dos clubes.
Contribuições teóricas/metodológicas: A análise da gestão estratégica da comunicação organizacional integrada dos clubes de futebol do Brasil pode demonstrar a importância dessa ferramenta para as organizações esportivas no contexto atual da gestão de entidades dessa natureza.
Contribuições sociais / para a gestão: Foram elaboradas oito recomendações que têm como objetivo promover um fluxo de mudanças culturais, estratégicas e processuais no tratamento da comunicação organizacional integrada de clubes de futebol brasileiros.
Downloads
Referências
Andrew, D.; Pedersen, P.; &, Mcevoy, C. (2011). Research Methods and Design in Sport Management. Champaign: Human Kinetics.
Arruda, W. (2009). Brand Communication: The three Cs. Thunderbird International Business Review, 51, 409–416. https://doi.org/10.1002/tie.20279
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Braun, V.; &, Clarke, V. (2006). Using Thematic Analysis in Psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Carlassara, E. O. C. (2023). Comunicação Organizacional Integrada: um estudo sobre sua utilização estratégica nas equipes da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. [s.l.] [Tese de Doutorado, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14092023-105759/publico/Eduardo_de_Oliveira_Cruz_Carlassara_original.pdf
CBF. (2018). Impacto do Futebol Brasileiro. Rio de Janeiro: CBF.
Chiavenato, I. (2007). Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Christensen, L.; Firat, A.; &, Cornelissen, J. (2009). New Tensions and Challenges in Integrated Communications. Corporate Communications: an International Journal, 14(2), 207–219. https://doi.org/10.1108/13563280910953870
Corrêa, E. (2009). Comunicação Digital e Novas Mídias Institucionais. Kunsch, M. (ed.). Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, v.1, 317–336.
Creswell, J. (2014). Investigação Qualitativa & Projeto de Pesquisa. Porto Alegre: Penso.
Creswell, J.; &, Plano Clark, V (2007). Designing and Conducting Mixed Methods Research. Thousand Oaks: Sage.
ECA. (2015). ECA Club Management Guide. Nyon: ECA.
Fonseca, A. (1999). Comunicação Institucional: contributo das relações públicas. Maia/Portugal: Instituto Superior de Maia.
Gil, A. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.
Kunsch, M. M. K. (1999). Gestão Integrada da Comunicação Organizacional e os Desafios da Sociedade Contemporânea. Comunicação & Sociedade, 36, 45-67.
Kunsch, M. M. K. (2003). Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 9. ed. São Paulo: Summus.
Longo, W. (2014). Marketing e Comunicação na Era Pós Digital: as regras mudaram. São Paulo: HSM do Brasil.
Marconi, M.; &, Lakatos, E. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.
Mattar, M. F. (2012). Gestão de Clubes de Futebol. Gestão de Clubes de Futebol. São Paulo: Ícone, 119–137.
Mazzei, L. C.; Oliveira, N. S. de; Rocco Junior, A. J.; &, Bastos, F. C. (2013). Uma Análise da Produção Acadêmica Brasileira em Marketing Esportivo enquanto Área Multidisciplinar. Remark - Revista Brasileira de Marketing, 12(4), 183–200. https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2625
Mazzei, L. C.; &, Rocco Junior, A. J. (2017). Um Ensaio sobre a Gestão do Esporte: um momento para sua afirmação no Brasil. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE), 2(1), 96–109. http://revistagestaodoesporte.com.br/pluginfile.php/423/mod_resource/content/1/8%20-%20Um%20ensaio%20sobre%20a%20Gest%C3%A3o%20do%20Esporte%20-%20Um%20momento%20para%20a%20sua%20afirma%C3%A7%C3%A3o%20no%20Brasil.pdf
Miguel, P. A. C. (2012). Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações. 2a ed. São Paulo: Elsevier.
Moraes, I. F. (2020). Gestão do Marketing Esportivo no Futebol: proposta de modelo teórico/prático para clubes profissionais brasileiros. [s.l.] [Tese de Doutorado, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-21052021-180526/publico/Ivan_Furegato_Moraes_corrigida_aberta.pdf
Pedersen, P. M.; Laucella, P. C.; Kian, E. M.; Geurin, A. N. (2017). Strategic Sport Communication. 2nd. ed. Champaign: Human Kinetics.
Rocco Junior, A. J. (2005). Bola na Rede: o ciberespaço, as torcidas virtuais e a cultura do futebol no século XXI. Lecturas Educación Física y deportes, 82. https://pt.scribd.com/document/408346122/COS-AryJose-Rocco-Jr-pdf
Rocco Junior, A. J. (2006). O Cibertorcedor, os Empresários da Rede e os Sites das Agremiações Esportivas: o caso São Paulo Futebol Clube. Razón y Palabra, 52, 1–15. https://silo.tips/download/o-cibertorcedor-os-empresarios-da-rede-e-os-sites-das-agremiaoes-esportivas-o-ca-2
Rocco Junior, A. J. (2011). As Relações Públicas no meio-campo da Gestão de Marcas nos Negócios relacionados ao Esporte. Revista Organicom, 8, 67–80. https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2011.139106
Rocco Junior, A. J. (2013). A Comunicação Interna e a Construção da Cultura Organizacional em Equipes Esportivas Vencedoras: o caso do FC Barcelona. Revista Organicom, 10(19), p. 106–117. https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139195
Rocco Junior, A. J. (2015). Comunicação Organizacional Integrada em Equipes Esportivas: o meio-campo estratégico entre competição e mercado. Comunicação, Mercado e Tecnologia. Macapá: Edunifap, p. 163–186. https://www2.unifap.br/editora/files/2015/09/livroclaudia2015.pdf
Rocco Junior, A. J. (2016a). Gestão Estratégica da Comunicação nos Principais Clubes de Futebol do Brasil: muito marketing, pouca comunicação. Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE), 1(1), 64–78. http://revistagestaodoesporte.com.br/pluginfile.php/207/mod_resource/content/4/Gest%C3%A3o%20Estrat%C3%A9gica%20da%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20nos%20Principais%20Clubes%20de%20Futebol%20do%20Brasil%20OK.pdf
Rocco Junior, A. J. (2016b). Dona Lúcia e o Pugliato: a CBF e a (falta de) gestão estratégica de comunicação de crise durante a Copa do Mundo de 2014. Copa do Mundo 2014: registros e reflexões. Juiz de Fora: Editora Cead, p. 85–100. https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2465/2209
Skinner, J.; Edwards, A.; &, Corbett, B. (2015). Research Methods for Sport Management. Oxon; New York: Routledge.
Smith, B. G. (2013). The Internal Forces on Communication Integration: Co-Created Meaning, Interaction, and Postmodernism in Strategic Integrated Communication. International Journal of Strategic Communication, 7(1), 65–79. http://dx.doi.org/10.1080/1553118X.2012.734883
Souza, J.; Kantorski, L.; &, Villar Luis, M. (2011). Análise Documental e Observação Participante na Pesquisa em Saúde Mental. Revista Baiana de Enfermagem, 25(2), 221–228.
Veal, A.; &, Darcy, S. (2014). Research Methods in Sport Studies and Sport Management: a practical guide. London. New York: Routledge. https://doi.org/10.18471/rbe.v25i2.5252
Vergara, S. (2015). Métodos de Pesquisa em Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas.
Yin, R. K. (2010). Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara, Ary José Rocco Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 151
- pdf 64