Determinantes da Lealdade no Mercado de Serviços Integrados de Saúde Domiciliar

Autores

  • Fábio Augusto Gentil Buarque Universidade Fumec
  • José Marcos Carvalho de Mesquita Universidade Fumec

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.107

Palavras-chave:

Lealdade, Satisfação, Confiança

Resumo

Serviços de atividade física domiciliar têm como características a duração prolongada, grande carga afetiva e proximidade espacial e são conhecidos, na literatura, como encontros de serviços EAI (extended, affective, intimate). O presente trabalho teve como objetivo avaliar a relação entre satisfação, confiança e custos de mudança com a lealdade dos clientes nos encontros de serviços de atividade física domiciliar. Foi realizada uma pesquisa com clientes de uma empresa especializada e profissionais do ramo. A validação do modelo proposto foi realizada pela modelagem de equações estruturais (MEE). Os resultados trouxeram importantes respostas ancoradas nas definições de cada construto. Para a satisfação, os resultados reforçaram a importância dos atributos técnicos e, especialmente, dos atributos de processos, ampliando os conceitos do ACSI e, também, de outros modelos, além de apresentaram forte relação com a confiança (já que ambas estão intimamente próximas). Já para a lealdade, a surpresa ficou para a baixa importância dada pelos clientes para os custos de mudança, característica peculiar deste mercado. Por fim, imagina-se que os resultados reforcem o conhecimento da área sobre esse tipo de serviço, tão peculiar e pouco estudado, assim como sirvam para os profissionais de serviços EAI na busca pela lealdade de seus clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Augusto Gentil Buarque, Universidade Fumec

Mestre em Administração, Universidade Fumec

José Marcos Carvalho de Mesquita, Universidade Fumec

Economista, Mestre e Doutor em Administração, Professor do PDMA/Universidade Fumec

Downloads

Publicado

01.04.2015

Como Citar

Buarque, F. A. G., & Mesquita, J. M. C. de. (2015). Determinantes da Lealdade no Mercado de Serviços Integrados de Saúde Domiciliar. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(1), 76–91. https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.107

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)