Antecedentes da Intenção de Compra dos Torcedores Gaúchos de Clubes de Futebol

Autores

  • Wagner Junior Ladeira Universidade do Vele do rio dos sinos (UNISINOS);
  • Fernando de Oliveira Santini Faculdade SENACRS;
  • Clécio Falcão Araujo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Elivelto Nagel da Rosa Finkler Faculdade SENACRS

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.80

Palavras-chave:

Intenção de compra, Lealdade, Imagem da marca

Resumo

Os estudos de intenção de compra tem crescido na área do marketing, principalmente aqueles que tentam associá-los a lealdade e a imagem da marca. Dentro deste contexto, o presente artigo procurou analisar os antecedentes da intenção de compra de produtos esportivos de clubes de futebol, por seus respectivos torcedores. Para isto, foi elaborado um modelo teórico e, em seguida, realizada uma pesquisa de caráter descritivo, onde foram aplicados 1056 questionários junto a torcedores. Os dados coletados foram analisados através do conjunto de técnicas proveniente da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os achados da pesquisa demonstram que a intenção de compra está associada mais diretamente com a lealdade da marca, do que com a imagem atual do clube de futebol. Ficou evidenciado que o comprometimento psicológico, o apego emocional e o reconhecimento/associação da marca antecedem a intenção de compra de artigos esportivos dos clubes de futebol. No que se refere a extensão da marca, esta não pode ser avaliada como uma antecedente da intenção de compra. Por fim, foram feitas considerações finais e recomendações acadêmica e gerencias sobre os temas abordados

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Biografia do Autor

Wagner Junior Ladeira, Universidade do Vele do rio dos sinos (UNISINOS);

Doutor em Administração pela Universidade Federal Rio Grande do Sul, Escola de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração UFRGS/EA/PPGA;

Fernando de Oliveira Santini, Faculdade SENACRS;

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração; PUCRS/FACE/PPGAd/MAN.

Clécio Falcão Araujo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorando e Mestre em Administração e Negócios Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Elivelto Nagel da Rosa Finkler, Faculdade SENACRS

Professor de Administração na Faculdade SENACRS

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Publicado

01.12.2014

Como Citar

Ladeira, W. J., Santini, F. de O., Araujo, C. F., & Finkler, E. N. da R. (2014). Antecedentes da Intenção de Compra dos Torcedores Gaúchos de Clubes de Futebol. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(2), 53–67. https://doi.org/10.5585/podium.v3i2.80

Edição

Seção

Artigos