O Papel do Envolvimento e do Orgulho nas Decisões de Consumo de Pacotes de Preços: Um Estudo com Ingressos de Futebol no Brasil

Autores

  • Claudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Jefferson Dobner Sordi
  • Marcelo Gattermann Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v4i3.98

Palavras-chave:

pacote de preços, envolvimento, dissociação da transação, ingressos de jogos de futebol, Brasil

Resumo

Este artigo examina a influência dos pacotes de preços na decisão de comprar e consumir ingressos de jogos de futebol, testando também o efeito que orgulho e envolvimento exercem nas decisões de compras. A literatura de marketing apresenta uma clara evidência de que os pacotes de preço influenciam a decisão dos consumidores. A partir disso, percebeu-se a ocorrência de um fenômeno chamado dissociação da transação, que envolvia o nível de associação dos custos e benefícios das situações de consumo, e que poderia existir um forte fator motivacional moderando essa relação. Em termos esportivos, outra variável que pode ter influência nos torcedores é o orgulho. Esse sentimento é a pedra angular do consumo esportivo e os fãs seriam movidos por ele. Assim, as variáveis do envolvimento e do orgulho foram testadas como possíveis efeitos moderadores do consumo de ingressos de jogos de futebol. Desenhou-se, portanto, um experimento para testar essas relações. Os resultados indicam que há um efeito direto do envolvimento na dissociação da transação, mas não dos pacotes de preços ou orgulho. Pessoas mais envolvidas com futebol são mais propensas a comparecer aos jogos devido à atenção dada aos custos irrecuperáveis. O desempenho parece não influenciar o processo de tomada de decisão, sendo apenas um dos antecedentes do orgulho. A grande contribuição deste artigo é mostrar que a associação dos custos e benefícios de uma transação pode ser direcionada pela intensidade da relação existente entre o indivíduo e o objetivo esportivo.

 

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Biografia do Autor

Claudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Administração de Empresas pela PUCRS - 2005 a 2008.Mestrado em Administração e Negócios pela PUCRS - 2009 a 2011Especialização em Gestão Profissional do Futebol pela UNISC - 2012-2014

Jefferson Dobner Sordi

Jefferson Dobner Sordi é Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul. Sua dissertação aborda estratégias de pacotes de preços e gerenciamento estratégico em organizações esportivas. Sua área específica é o Marketing Esportivo e em particular processos de tomada de decisão e comportamento do consumidor no contexto esportivo. É ainda especialista em Gestão Profissional do Futebol pela UNISC.

Marcelo Gattermann Perin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Marcelo Gattermann Perin é Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele é professor do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e professor convidados em diversos cursos de Pós-Graduação do Brasil e América Latina, consultor de empresas privadas e autor de diversos artigos nas áreas de comportamento do consumidor e marketing estratégico.

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Publicado

01.12.2015

Como Citar

Sampaio, C. H., Sordi, J. D., & Perin, M. G. (2015). O Papel do Envolvimento e do Orgulho nas Decisões de Consumo de Pacotes de Preços: Um Estudo com Ingressos de Futebol no Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(3), 113–123. https://doi.org/10.5585/podium.v4i3.98