Patrocínio Esportivo: Perspectivas do Envolvimento, Identificação e Prestígio entre Fãs e Equipe

Autores

  • Fabricia Durieux Zucco Universiadade Regional de Blumenau – FURB
  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
  • Nilva Kock Universiadade Regional de Blumenau – FURB
  • Valéria Riscarolli Faculdades das Américas – FAM

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v4i3.137

Palavras-chave:

gestão de esporte, patrocínio esportivo, decisão de patrocínio, marketing esportivo

Resumo

O patrocínio é considerado o principal investimento no contexto do marketing esportivo, visto como um meio de comunicação capaz de impactar significativamente o público-alvo. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo construir e testar empiricamente um modelo que explique os fatores que influenciam a percepção do patrocínio nos fãs do esporte. Para isso, realizamos um survey com 172 torcedores de um time de futebol de salão (futsal) da mais alta divisão do futsal brasileiro. Os resultados permitem construir um modelo suficientemente robusto que explica como a identificação do torcedor com sua equipe ou esporte influencia a decisão de patrocínio. Este artigo contribui para o aprofundamento da teoria do marketing esportivo pela validação empírica de um modelo teórico. Também contribui para a práxis gerencial em gestão de esportes com novas informações acerca do efetivo patrocínio do esporte.

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Biografia do Autor

Leonel Cezar Rodrigues, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

professor titular e pesquisador do Programa de Doutorado em Administração (PPGA/UNINOVE) e Coordenador do Programa de Doutorado Interinstitucional em Administração da Universidade Nove de Julho e Coordenador de Relações Internacionais do PPGA/UNINOVE.

Valéria Riscarolli, Faculdades das Américas – FAM

professora da Faculdade das Américas - FAM, São Paulo

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Publicado

01.12.2015

Como Citar

Zucco, F. D., Rodrigues, L. C., Kock, N., & Riscarolli, V. (2015). Patrocínio Esportivo: Perspectivas do Envolvimento, Identificação e Prestígio entre Fãs e Equipe. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(3), 140–152. https://doi.org/10.5585/podium.v4i3.137