Marca e Imagem de um País: Considerações sobre a Copa do Mundo de 2014 e a Promoção do Brasil.

Autores

  • Marco Antonio Ocke FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.55

Palavras-chave:

Marketing de Lugares, Imagem, Marca-País, Copa do Mundo de Futebol da FIFA.

Resumo

O marketing de lugares com foco na promoção da imagem de cidades, estados e países enfoca a utilização das atividades de marketing como forma de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região captando recursos e investimentos através da construção de uma imagem forte e a conseqüente atração de seus públicos de interesse. Como metodologia, o artigo parte de uma revisão da literatura da gestão de imagem e marca-país, passando pelo estudo de casos das Copas do Mundo de Futebol da FIFA de 2006 na Alemanha e de 2010 na África do Sul e apresenta, através de dados secundários, a opinião de brasileiros e estrangeiros sobre a imagem atual do Brasil e sua capacidade de organizar Copa do Mundo de Futebol de 2014. Dentro deste escopo, o artigo propõe a discussão e considerações acerca dos possíveis cenários a partir da realização deste megaevento esportivo com foco na promoção da imagem do Brasil.

DOI: 10.5585/podium.v2i2.55

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Biografia do Autor

Marco Antonio Ocke, FEA/USP

Doutorando em Marketing pela FEA - USP, Mestre em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie. Professor membro do NDE da Universidade ANHANGUERA/UNIBAN em regime de dedicação parcial.

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Publicado

01.12.2013

Como Citar

Ocke, M. A. (2013). Marca e Imagem de um País: Considerações sobre a Copa do Mundo de 2014 e a Promoção do Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 2(2), 95–120. https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.55

Edição

Seção

Artigos