O Valor Percebido pelo Consumidor Brasileiro de Tênis para Corrida de Rua

Autores

  • Rosana Rodrigues Alves Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ana Claudia Saggin Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Marcio Nakayama Miura Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.270

Palavras-chave:

Valor percebido, Corrida de rua, Tênis para corrida, Roupa esportiva

Resumo

O mercado relacionado às corridas de rua apresenta forte crescimento no varejo esportivo brasileiro. Nesse mercado, se destaca o tênis de corrida como um dos principais produtos para essa prática, estando diretamente relacionado à saúde e desempenho do corredor. Como a criação de valor para o consumidor é uma importante medida para obtenção de vantagem competitiva o objetivo deste artigo é avaliar empiricamente o Valor Percebido pelo Consumidor (CPV) de tênis para corrida. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa utilizando dados de um questionário eletrônico, sendo a amostra composta por 401 corredores de rua. Os dados foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais utilizando o método Partial Least Squares (PLS), com a utilização do software SmartPLS 3.0. Os resultados demonstram que o valor funcional do produto, valor emocional e valor econômico são importantes e significantes variáveis do CPV, o que não ocorre com o valor social. Assim, este estudo apresenta uma contribuição à literatura de marketing ao procurar compreender a construção do Valor Percebido pelo Consumidor - CVP de tênis para corrida de rua.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Rodrigues Alves Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Paraná, (Brasil).

Ana Claudia Saggin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Paraná, (Brasil).

Marcio Nakayama Miura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Santa Catarina, (Brasil). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração/Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo, (Brasil). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração/Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE 

Downloads

Publicado

30.04.2018

Como Citar

Ferreira, R. R. A., Saggin, A. C., Miura, M. N., & Ribeiro, I. (2018). O Valor Percebido pelo Consumidor Brasileiro de Tênis para Corrida de Rua. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(1), 01–21. https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.270

Edição

Seção

Artigos