Comunicação digital de destinos turísticos: a adaptação das organizações aos diálogos on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v11i3.19418

Palavras-chave:

Marketing de destinos, Internet, Curitiba, NewcastleGateshead, Guadalajara

Resumo

Objetivo do estudo: analisar o impacto das tecnologias de informação e comunicação nas atividades de marketing de destination management and marketing organizations (DMMOs) e como estas organizações têm se adaptado à comunicação turística digital.
Metodologia/abordagem: estudos de caso de abordagem qualitativa com três destinos e DMMOs de diferentes países, desenvolvidos em duas etapas: entrevistas semiestruturadas com base em pesquisa bibliográfica e documental; e análise dos websites e mídias sociais das DMMOs com auxílio da ferramenta Fanpage Karma.
Originalidade/relevância: analisar aspectos do contexto e da gestão das organizações de destino que influenciam sua responsividade aos diálogos on-line.
Principais resultados: os casos apresentaram a variedade de características entre destinos e organizações. Identificou-se que há um ambiente histórico, socioeconômico e político local que influencia a promoção dos destinos. Em todos os casos a internet é vista positivamente para a promoção de destinos turísticos, com diferentes graus de adaptação das organizações ao uso de distintas ferramentas. Cada modelo de gestão apresentou diferentes focos e forças da promoção de destinos.
Contribuições teóricas/metodológicas: a análise qualitativa do impacto da internet na comunicação das DMMOs em destinos de três países, por meio de estudos de caso realizados com uso de software para analisar as mídias sociais dos destinos, apontou que há, na comunicação turística digital de destinos, novos elementos centrais para o estabelecimento de um relacionamento entre destinos e visitantes, atribuindo maior importância ao conteúdo dinâmico e que gera engajamento do que a aspectos subjetivos da marca turística dos destinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Henrique Moscardi, Universidade Federal do Paraná – PPGTurismo/UFPR

Discente (bolsista Capes) do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Turismo da Universidade Federal do Paraná. Foi bolsista Capes/MTur no Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade no Reino Unido (Processo nº 88881.146344/2017-01) e da Agência UFPR Internacional em mobilidade acadêmica internacional na Universidade de Guadalajara (México).

Marcia Shizue Massukado Nakatani, Universidade Federal do Paraná – PPGTurismo/UFPR

Professora e Pesquisadora no Departamento de Turismo - UFPR, com atuação no PPGTurismo e no Curso de Graduação em Turismo. Doutora e Mestre em Administração (PPGADM/UFPR) e Bacharel em Turismo (UFPR).

Referências

Adeyinka-Ojo, S. F., Khoo-Lattimore, C., & Nair, V. (2014). A framework for rural tourism destination management and marketing organisations. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 144, 151-163. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.07.284

Bingé, J. E., Sánchez, M. I., & Sánchez, J. (2001). Tourism image, evaluation variables and after purchase behaviour: inter-relationship. Tourism Management, 22(6), 607-616. https://doi.org/10.1016/S0261-5177(01)00035-8.

Bolden, L. (2019, Junho 21). Newcastle named smartcity of the year. Newcastle City Council, Citylife News. shorturl.at/BOQW7.

Bronner, F., & Hoog, R. (2011). Vacationers and eWOM: Who Posts, and Why, Where, and What? Journal of Travel Research, 50(1), 15-26. https://doi.org/10.1177/0047287509355324.

Buhalis, D., & Law, R. (2008). Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet - The state of eTourism Research. Tourism Management, 29(4), 609-623. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2008.01.005.

Buhalis, D., & Foerste, M. K. (2014). SoCoMo Marketing for Travel and Tourism. In: Z. Xiang, & I. Tussyadiah, (Eds.). Information and Communication Technologies in Tourism 2014. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-03973-2_13.

Chias, J. (2007). Turismo, o negócio da felicidade: Desenvolvimento e marketing turístico de países, regiões e cidades. Senac.

Choi, Y., Hickerson, B., & Kerstetter, D. (2017). Understanding the Sources of Online Travel Information. Journal of Travel Research, 57(1), 116-128. https://doi.org/10.1177/0047287516683833.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. (3rd ed.) Artmed.

Curitiba, Prefeitura Municipal. (2019, Agosto 22). Vale do Pinhão: criando hoje soluções para uma Curitiba ainda mais inteligente amanhã. Rocket. Especial Publicitário. shorturl.at/bCGN7.

Destinations International. (2019). DestinationNEXT: A strategic road map for the next generation of global destination organizations. Destinations International & MMGY NextFactor. https://destinationsinternational.org/sites/default/master/files/Destinations%20International%20DestinationNEXT%202019.2.pdf.

Domareski Ruiz, T. C., Manosso, F. C., Akel, G. M., & Moscardi, E. H. (2019). Estratégias de marketing digital: uma análise dos destinos turísticos. Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, 12(26), 1-20. https://www.eumed.net/rev/turydes/26/marketing-digital.html.

Falcetta, F. P. (2008). Estratégias de comunicação sob a ótica da comunicação turística: tendências e possibilidades para o fomento do turismo nacional - um estudo comparado França e Brasil. [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutor em Comunicação Social]. https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4359.

Fanpage Karma (2020). Learn who we are. Fanpage Karma. https://www.fanpagekarma.com/about.

Fernández-Cavia, J., Marchiori, E., Haven-Tang, C., & Cantoni, L. (2016). Online communication in Spanish destination marketing organizations: The view of practitioners. Journal of Vacation Marketing, 23(3), 264-273. https://doi.org/10.1177/1356766716640840.

Gomes, E. L. (2018). Signos da marca: A comunicação turística sob a perspectiva da semiótica. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Mestre em Turismo] https://hdl.handle.net/1884/55447.

Gomes, E. L., Moscardi, E. H., Pinto, M. J. A., & Nakatani, M. S. M. (2018). Las relaciones entre la información turística y las tecnologías de información y comunicación: Análisis de publicaciones científicas en Revistas Latinoamericanas. Estudios y Perspectivas en Turismo, 27(3), 569-587. http://www.scielo.org.ar/pdf/eypt/v27n3/v27n3a05.pdf.

Gössling, S. (2021) Tourism, technology and ICT: A critical review of affordances and concessions, Journal of Sustainable Tourism, 29(5), 733-750. https://doi.org/10.1080/09669582.2021.1873353.

Jacobsen, J. K. S., & Munar, A. M. (2012). Tourist information search and destination choice in a digital age. Tourism Management Perspectives, 1(1), 39-47. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2011.12.005.

Jalisco. Gobierno del Estado (n.d.). Fideicomiso de Turismo de la Zona Metropolitana de Guadalajara – TZGM (100321975). Gobierno del Estado de Jalisco. https://www.jalisco.gob.mx/es/gobierno/organismos/tzgm

Kotler, P., Gertner, D., Rein, I., & Haider, D. (2007). Marketing internacional de lugares y destinos: Estrategias para la atracción de clientes y negocios en Latinoamérica. Prentice Hall.

Kumpu, J., Pesonen, J., & Heinonen, J. (2021). Measuring the Value of Social Media Marketing from a Destination Marketing Organization Perspective. In: W. Wörndl, C. Koo, & J. L. Stienmetz (Eds.) Information and Communication Technologies in Tourism 2021. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-65785-7_35.

Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Artmed.

Law, R., Chan, I. C. C., & Wang, L (2018) A comprehensive review of mobile technology use in hospitality and tourism. Journal of Hospitality Marketing & Management, 27(6), 626-648. https://doi.org/10.1080/19368623.2018.1423251.

Lee, C., Chen, M., Wu, W., & Xing, W. (2021). The impacts of ICTs on tourism development: International evidence based on a panel quantile approach. Information Technology & Tourism 23, 509–547. https://doi.org/10.1007/s40558-021-00215-4.

Llodrà-Riera, I., Martínez-Ruiz, M. P., Jiménez-Zarco, A. I., & Izquierdo-Yusta, A. (2015). A multidimensional analysis of the information sources construct and its relevance for destination image formation. Tourism Management, 48, 319-328.https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.11.012.

MacKay, K., & Vogt, C. (2012). Information technology in everyday and vacation contexts. Annals of Tourism Research, 39(3), 1380-1401. https://doi.org/10.1016/j.annals.2012.02.001.

Mariani, M., Di Felice, M., & Mura, M. (2016) Facebook as a destination marketing tool: Evidence from Italian regional Destination Management Organizations. Tourism Management, 54, 321–343. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.12.008.

Maros, A. (2008, Setembro 4) Curitiba passa SP e alcança o título de cidade mais inteligente do Brasil. Gazeta do Povo. https://www.gazetadopovo.com.br/politica/parana/curitiba-passa-sp-e-alcanca-o-titulo-de-cidade-mais-inteligente-do-brasil-cyx6uqi0k0q1xsg53gu61u2pg.

Marujo, M. N. (2008). Turismo & Comunicação. RVJ Editores.

Medaglia, J., & Ortega, C. D. (2015) Mediação da informação em turismo: um estudo introdutório. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 6(2), 126-147. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p126-147.

Medaglia Silveira, J., & Silveira, C. E. (2009). La evolución del marketing de destinos: Su sinergia con la planificación turística. Estudios y Perspectivas en Turismo, 18(5), 530-545. http://www.scielo.org.ar/pdf/eypt/v18n5/v18n5a02.pdf.

Middleton, V. T. C., & Clarke, J. (2002). Marketing Turístico: Teoria e Prática. Campus.

Morrison, A. M. (2012) Marketing de Hospitalidade e Turismo. Cengage Learning.

Moscardi, E. H. (2019). O marketing de destinos turísticos e a internet: Ferramentas baseadas nos casos de Curitiba, Newcastlegateshead e Guadalajara [Monografia de graduação, Universidade Federal do Paraná, Bacharel em Turismo]. http://hdl.handle.net/1884/70127.

Moscardi, E., Pinto, M., Gomes, E., & Nakatani, M. (2017). O uso das revisões bibliométrica, sistemática e integrativa de literatura para compreender o conceito de informação turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 1821-1830. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.10249.

Munar, A. M. (2011). Tourist-created content: Rethinking destination branding. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, 5(3), 291-305. https://doi.org/10.1108/17506181111156989.

Nakatani, M. S. M., Gomes, E. L., & Nunes, M. P. (2017). Diferentes olhares da comunicação no turismo: Entendendo três localidades paranaenses como destino e produto turístico. Revista Turismo em Análise, 28(3), 474-491. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i3p474-491.

Organización Mundial del Turismo (OMT). (2019). Directrices de la OMT para el fortalecimiento de las organizaciones de gestión de destinos (OGD): Preparando las OGD de cara a nuevos retos. https://www.e-unwto.org/doi/pdf/10.18111/9789284420933

Pike, S., & Page, S. J. (2014). Destination Marketing Organizations and destination marketing: A narrative analysis of the literature. Tourism Management, 41, 202-227. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2013.09.009.

Pearce, D. (2016), Interdependent destination management functions, Tourism Recreation Research, 41(1), 37-48. https://doi.org/10.1080/02508281.2015.1119433.

Poon, A. (1988). Tourism and information technologies. Annals of Tourism Research, 15(4), 531-549. https://doi.org/10.1016/0160-7383(88)90048-5.

Poon, A. (1993). Tourism, Technology and Competitive Strategies. CAB International.

Prideaux, B., & Cooper, C. (2003). Marketing and destination growth: A symbiotic relationship or simple coincidence? Journal of Vacation Marketing, 9(1), 35-51. https://doi.org/10.1177/135676670200900103.

Saavedra, V. (2019, Diciembre 17). Guadalajara recibió la visita de 12 millones de turistas en 2019. El Occidental. https://www.eloccidental.com.mx/local/guadalajara-recibio-la-visita-de-12-millones-de-turistas-en-2019-4597130.html.

Sheehan, L., Vargas-Shánchez, A., Presenza, A., & Abbate, T. (2016). The Use of Intelligence in Tourism Destination Management: An emerging role for DMOs. International Journal of Tourism Research, 18(6), 549-557. https://doi.org/10.1002/jtr.2072.

Skift, & Adobe (2017). The 2018 Digital Transformation Report. Skift. https://skift.com/insight/2018-digital-transformation-report.

Usakli, A., Koç, B., & Sönmez, S. (2017). How ‘social’ are Destinations? Examining European DMO Social Media usage. Journal of Destination Marketing & Management, 6(2), 136-149. https://doi.org/10.1016/j.jdmm.2017.02.001.

Valls, J. F. (1996). Las Claves del Mercado Turístico: Cómo Competir en el Nuevo Entorno. Ediciones Deusto S.A.

Veal, A. J. (2011). Metodologia de Pesquisa em Lazer e Turismo. Aleph.

Veraszto, E. V., Silva, D., Miranda, N. A., & Simon, F. O. (2009). Tecnologia: Buscando uma definição para o conceito. PRISMA.COM, 8, 19-46. https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2065/190.

Visit Dallas, & Skift. (2019, January 24). Behind the shift from Destination Marketing to Destination Management. Skift. https://skift.com/2019/01/24/behind-the-shift-from-destination-marketing-to-destination-management/.

Downloads

Publicado

16.09.2022

Como Citar

Moscardi, E. H., & Shizue Massukado Nakatani, M. (2022). Comunicação digital de destinos turísticos: a adaptação das organizações aos diálogos on-line. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 11(3), 410–440. https://doi.org/10.5585/podium.v11i3.19418

Edição

Seção

Artigos