Sports marketing strategies of soccer clubs from Agreste of Pernambuco

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.16578

Keywords:

Sports marketing, Sports clubs, Soccer, Soccer clubs of Pernambuco.

Abstract

Objetivo: Nosso objetivo foi demonstrar como o marketing esportivo é realizado pelas equipes do Agreste de Pernambuco.
Metodologia / Abordagem: adotou-se uma abordagem qualitativa, em que o corpus foi interpretado à luz da análise de conteúdo.
Originalidade / Relevância: Os estudos sobre marketing esportivo têm sido desenvolvidos principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo de natureza quantitativa. Além disso, as estratégias adotadas pelos clubes de marketing esportivo locais ainda são incipientes na literatura. Por isso, buscamos contribuir com o campo científico do marketing esportivo analisando clubes a partir de um contexto local, mas com uma trajetória consolidada.
Resultados principais:Percebemos que o setor de marketing esportivo dos clubes do Agreste Pernambucano ainda é incipiente, principalmente por adotar estratégias de marketing limitadas, embora possuam uma longa história.
Contribuições teórico-metodológicas: Destacamos as principais contribuições teóricas como a exposição dos clubes de futebol à margem dos principais centros de futebol do Brasil. Embora esse cenário seja pouco discutido na academia, é relevante para o futebol brasileiro. Embora a literatura aponte o torcedor como central nas estratégias de marketing esportivo, o foco está nos patrocinadores na realidade estudada. Portanto, a relação clube-torcedor não parece ser o foco das estratégias dos clubes, mas sim a relação clube-patrocinador.
Contribuições sociais / gerenciais: Ressaltamos que uma forma de maximizar a receita dos clubes é adotar metodologias de gestão de relacionamento com o cliente para fornecer estratégias que cheguem aos torcedores para retê-los e atrair novos.

 

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Author Biographies

Anna Rebeca do Nascimento Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

Mario Rodrigues dos Anjos Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

Patrícia de Oliveira Campos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo.

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Published

2021-08-18

How to Cite

do Nascimento Bezerra, A. R., Rodrigues dos Anjos Neto, M., de Oliveira Campos, P., & Freitas da Costa, M. (2021). Sports marketing strategies of soccer clubs from Agreste of Pernambuco. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(3), 1–20. https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.16578

Issue

Section

Artigos