Sports marketing strategies of soccer clubs from Agreste of Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.16578Keywords:
Sports marketing, Sports clubs, Soccer, Soccer clubs of Pernambuco.Abstract
Objetivo: Nosso objetivo foi demonstrar como o marketing esportivo é realizado pelas equipes do Agreste de Pernambuco.
Metodologia / Abordagem: adotou-se uma abordagem qualitativa, em que o corpus foi interpretado à luz da análise de conteúdo.
Originalidade / Relevância: Os estudos sobre marketing esportivo têm sido desenvolvidos principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo de natureza quantitativa. Além disso, as estratégias adotadas pelos clubes de marketing esportivo locais ainda são incipientes na literatura. Por isso, buscamos contribuir com o campo científico do marketing esportivo analisando clubes a partir de um contexto local, mas com uma trajetória consolidada.
Resultados principais:Percebemos que o setor de marketing esportivo dos clubes do Agreste Pernambucano ainda é incipiente, principalmente por adotar estratégias de marketing limitadas, embora possuam uma longa história.
Contribuições teórico-metodológicas: Destacamos as principais contribuições teóricas como a exposição dos clubes de futebol à margem dos principais centros de futebol do Brasil. Embora esse cenário seja pouco discutido na academia, é relevante para o futebol brasileiro. Embora a literatura aponte o torcedor como central nas estratégias de marketing esportivo, o foco está nos patrocinadores na realidade estudada. Portanto, a relação clube-torcedor não parece ser o foco das estratégias dos clubes, mas sim a relação clube-patrocinador.
Contribuições sociais / gerenciais: Ressaltamos que uma forma de maximizar a receita dos clubes é adotar metodologias de gestão de relacionamento com o cliente para fornecer estratégias que cheguem aos torcedores para retê-los e atrair novos.
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