Marketing de relacionamento na gestão do futebol: identificação e comparação das ações em quatro clubes brasileiros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.14512

Palabras clave:

Profissionalização do Esporte, Gestão Esportiva, Consumidor Esportivo, Marketing de Relacionamento.

Resumen

Objetivo: O objetivo geral pretendido nesse estudo foi identificar se há uso de instrumentos e estratégias do marketing de relacionamento na gestão dos quatro maiores clubes brasileiros em número de torcedor e comparar as ações entre esses.

Método: É uma pesquisa qualitativa descritiva em que, para atingir os objetivos, utilizou-se de dados secundários como documentos e informações disponíveis nos sites oficiais dos clubes. A partir disso, os dados foram interpretados tentando identificar ações de marketing de relacionamento e sua classificação conforme a literatura.

Originalidade/Relevância: O novo contexto de investimentos no esporte exige maior profissionalização, transparência e racionalização da gestão da área. Assim, estudar as áreas funcionais da administração concatenando com o fato esportivo é de suma importância para práticas mais eficientes e eficazes de gestão, daí a relevância do presente artigo.

Resultados: Dentre os resultados encontrados, destaca-se o programa de sócio torcedor como estratégia de marketing de relacionamento utilizado pelos clubes estudados. Além disso, o modelo de relacionamento contratual foi o mais utilizado pelos clubes.

Contribuições Teóricas/Metodológicas: O conteúdo deste trabalho fornece subsídio para entendimento científico sobre o comportamento do consumidor esportivo e principalmente sobre o processo gerencial dos clubes relacionados ao marketing esportivo e de relacionamento, auxiliando no desenvolvimento de novos trabalhos nesta área.

Contribuições Sociais: O esporte traz consigo aspectos intangíveis, ou seja, o momento esportivo é considerado único e de difícil precificação. Desta forma, o futebol transforma de maneira única a sociedade e este trabalho auxilia no entendimento do torcedor (ente social esportivo) como objetivo central das ações dos clubes.

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Biografía del autor/a

Ebio Viana Meneses Neto, Universidade Federal de Viçosa

Assistente em Administração - UFV

Mestrando em Administração Pública - UFV

Andréia de Fátima Hoelzle Martins, Universidade Federal de Viçosa

Professora Substituta do Departamento de Administração - UFV

Doutoranda em Administração - UFV

Citas

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Publicado

2020-06-19

Cómo citar

Viana Meneses Neto, E., & de Fátima Hoelzle Martins, A. (2020). Marketing de relacionamento na gestão do futebol: identificação e comparação das ações em quatro clubes brasileiros. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(1), 93–116. https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.14512

Número

Sección

Artigos