Análise dos Centros de Atendimento ao Turista em Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil entre os anos de 2014 e 2018

Autores/as

  • Solano de Souza Braga Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Guilherme Augusto Pereira Malta Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Marcos Vinicius Braga da Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Maria Flávia Pires Barbosa Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais CODEMGE-MG
  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí - UFPI (Campus Parnaíba - Curso de Turismo).

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v8i2.323

Palabras clave:

CAT, Informação, Turismo, Copa do Mundo FIFA 2014, Belo Horizonte

Resumen

Objetivo do estudo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ao realizar um estudo entre os anos de 2014 e 2018, buscou-se compreender em que medida a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 contribuiu para a melhoria dos serviços de informação turística na cidade.

Originalidade/Relevância: A informação turística tem papel categórico na promoção de um destino, por consequência, os Centros de Atendimento ao Turista assumem um papel promocional importante, já que concentram informações sobre determinada localidade e sobre os demais destinos turísticos do entorno. A escolha do tema se justifica uma vez que a melhoria dos Centros de Atendimento ao Turista foi definida como uma das áreas prioritárias na Matriz de Responsabilidades, assumida pelos governos municipal e estadual, além de se atentar para a importância de informações turísticas de qualidade para se ter um destino turístico mais inteligente.

Metodologia/abordagem: De caráter exploratório, a pesquisa foi dividida em duas etapas concomitantes, em um primeiro momento foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema e, paralelamente, foi realizada a avaliação da estrutura e dos serviços prestados pelos CATs, por meio de entrevistas e avaliação in loco, realizadas em 2014, um mês antes da realização da Copa do Mundo FIFA, e em maio de 2018. Os itens analisados foram agrupados, analisados e categorizados em três tópicos: a) “Produto Facilitador”; b) “Produto Suporte”; e c) “Produto Ampliado”.

Principais resultados: Após definir os parâmetros de análise e comparar os dados de 2014 e 2018, pode-se considerar que apresentam uma funcionalidade que, muitas vezes, não condiz com a teoria daquilo que se entende por um CAT, já que tendem a cumprir a função somente de informar o turista e não de cativá-lo. Também foi possível observar que não houve melhorias dos serviços oferecidos pelos CATs após os investimentos realizados em 2014.

 

Contribuições teóricas/metodológicas: (i) Realizar uma revisão teórica sobre os CATs; (ii) Propor e sistematizar uma forma de análise e avaliação da infraestrutura e os serviços oferecidos; e (iii) Avaliar os legados pós Copa do Mundo FIFA 2014 nessa área.

 

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Biografía del autor/a

Solano de Souza Braga, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando em Desenvolvimento e meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Piauí, (Brasil). Professor no curso de bacharelado Turismo da UFPI.

Guilherme Augusto Pereira Malta, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais, (Brasil).Professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora DETUR-UFJF, Minas Gerais.

Marcos Vinicius Braga da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Minas Gerais, (Brasil).

Maria Flávia Pires Barbosa, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais CODEMGE-MG

Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências na Universidade Federal de Minas Gerais - IGC/UFMG. Analista de Turismo na Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais - CODEMGE/MG.

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí - UFPI (Campus Parnaíba - Curso de Turismo).

Doutor em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Adjunto - D.E. (Efetivo) – Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

Publicado

2019-09-12

Cómo citar

Braga, S. de S., Malta, G. A. P., Silva, M. V. B. da, Barbosa, M. F. P., & Perinotto, A. R. C. (2019). Análise dos Centros de Atendimento ao Turista em Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil entre os anos de 2014 e 2018. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 8(2), 174–191. https://doi.org/10.5585/podium.v8i2.323