Estratégias de Combate ao Marketing de Emboscada em Processos de Patrocínio no Brasil: Um Estudo Multicaso

Autores/as

  • Nicolas Caballero Lois Propaganda e da Pós-Graduação em Marketing Esportivo do Centro Universitário IESB, Brasília
  • Olga Regina Cardoso Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Carlos Eduardo Freitas da Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/ESAG

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v2i1.34

Palabras clave:

Patrocínio, Esporte, Emboscada, Combate.

Resumen

O marketing de emboscada constitui-se, cada vez mais, em umas das principais ameaças ao sucesso de um processo de patrocínio esportivo. Desta forma, torna-se imprescindível que tanto entidades esportivas, quanto empresas investidoras, desenvolvam ações eficientes para inibir esta prática oportunista, alcançando resultados significativos para as partes envolvidas no processo (patrocinador e patrocinado). O presente trabalho tem por objetivo analisar as estratégias de combate ao ambush marketing em processos de patrocínio esportivo no Brasil. Para isto, tomou-se, como objeto de estudo, os principais patrocínios esportivos existentes no país quando levado em conta verba investida, duração do investimento e resultados obtidos por ambas as partes (entidades esportivas e empresas investidoras). A partir dos dados levantados, pode-se observar uma preocupação das partes envolvidas em um processo de patrocínio esportivo no que diz respeito ao marketing de emboscada. De igual forma, pode-se verificar que um monitoramento no evento e ação da concorrência, ocupação nos meios de comunicação e dos espaços in loco, cobrança e retirada das marcas concorrentes, bem como monitoramento dos protagonistas da ação esportiva, foram estratégias desenvolvidas tanto por parte das entidades esportivas, quanto empresas investidoras, para coibir esta prática.

DOI: 10.5585/podium.v2i1.34

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Biografía del autor/a

Nicolas Caballero Lois, Propaganda e da Pós-Graduação em Marketing Esportivo do Centro Universitário IESB, Brasília

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda e da Pós-Graduação em Marketing Esportivo do Centro Universitário IESB - Brasília

Olga Regina Cardoso, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Carlos Eduardo Freitas da Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/ESAG

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professor do Curso de Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC/ESAG

Publicado

2013-06-03

Cómo citar

Lois, N. C., Cardoso, O. R., & da Cunha, C. E. F. (2013). Estratégias de Combate ao Marketing de Emboscada em Processos de Patrocínio no Brasil: Um Estudo Multicaso. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 2(1), 01–24. https://doi.org/10.5585/podium.v2i1.34