Considerações Teóricas Acerca do Composto de Marketing Esportivo

Autores/as

  • Fernando A. Fleury Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Thomas Brashear-Alejandro University of Massachusetts - UMass Amherst
  • Paulo Roberto Feldmann USP – Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.82

Palabras clave:

Marketing Esportivo, Composto de Marketing, Consumidor Esportivo

Resumen

Este artigo propõe-se a apresentar algumas considerações teóricas a respeito dos conceitos que envolvem o composto do marketing esportivo. Para tanto apresenta-se uma visão do esporte como negócio e sob está ótica o composto do marketing, no esporte, se faz importante por ajudar a definir o negócio esporte. Este composto, formado pelos elementos: Produto, preço, praça e promoção, intitulados como os quatro Ps do marketing, adaptados para o esporte quando combinados ajudam na tomada de decisão e de estratégias dos participantes da indústria do esporte. Nesta nova visão, do esporte como um negócio, o estudo da gestão esportiva vem migrando da educação física para a administração e áreas correlatas, como estratégia e economia, no Brasil, seguindo uma tendência mundial. Torna-se, desta forma um tema multidisciplinar, que envolve as mais diversas áreas de estudos.

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Publicado

2014-06-01

Cómo citar

Fleury, F. A., Brashear-Alejandro, T., & Feldmann, P. R. (2014). Considerações Teóricas Acerca do Composto de Marketing Esportivo. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 3(1), 01–11. https://doi.org/10.5585/podium.v3i1.82