Editorial v. 4, n. 3
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v4i3.145Resumen
O ano de 2015 foi marcado por avanços e mudanças na PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review. Numa retrospectiva dos indicadores da revista ao longo do ano, tivemos 23 artigos publicados em três edições. Houve 67 autores que representaram 21 instituições de ensino do país, além de outras duas universidades estrangeiras. Pudemos contar também com diversos avaliadores ad hoc que atuaram com pareceres aos trabalhos submetidos à revista ao longo deste ano. Aproveito a oportunidade para agradecer mais uma vez o trabalho voluntário desses pareceristas que ajudam a incrementar a qualidade dos trabalhos da revista, o que sustenta o avanço das áreas de Gestão do Esporte, Lazer e Turismo com um conhecimento cada vez mais robusto.
A partir de outubro de 2015 a revista PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review contou com mudanças da sua equipe editorial. Assumi a chefia editorial da revista juntamente com o suporte do Diego Janes, novo assistente editorial da revista. Trabalhamos juntos com o assistente editorial Altieres de Oliveira Silva que continua a apoiar a Podium. Aproveito a oportunidade para agradecer ao prof. João Manuel Casquinha Malaia Santos pelos serviços prestados até aqui como editor-chefe da revista e também à Camila de Oliveira Prado pelo apoio oferecido como assistente editorial nesse mesmo período. Os trabalhos prestados por eles devem ser enaltecidos porque foram, sem dúvida, fundamentais para a estruturação da revista e pela legitimação dela perante a comunidade acadêmica.
Diante desses novos desafios, apresento os sete trabalhos publicados nesse último número de 2015 da Podium. O primeiro artigo leva o título de “O papel do envolvimento e do orgulho nas decisões de consumo de pacotes de preços: um estudo com ingressos de futebol no Brasil” e tem como autoria Claudio Hoffmann Sampaio, Jefferson Dobner Sordi e Marcelo Gattermann Perin. Neste estudo, os autores identificaram o quanto os pacotes de preço e o orgulho em relação ao time influenciam na decisão de consumir ingressos de jogos de futebol no Brasil. Os pesquisadores demonstraram ainda que quanto maior o envolvimento do torcedor, maior seria a probabilidade de compra do ingresso, mostrando assim o efeito moderador positivo do envolvimento do indivíduo com o clube nessa relação compra-consumo do ingresso de futebol...