Mascotes do Futebol Carioca na Estratégia Mercadológica do Jornal dos Sports

Autores/as

  • Flavio Mota de Lacerda Pessoa Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v1i1.16

Palabras clave:

Mascotes, Charges Esportivas, Jornal dos Sports, Mário Filho e Lorenzo Molas.

Resumen

Admitindo o futebol como elemento importante da economia capitalista na sociedade contemporânea, o presente artigo investiga a exploração de elementos ligados à sua espetacularização, durante a década de 1940. Práticas da imprensa esportiva revelam possibilidades de potencialização de ações que visam estimular o consumo e a identificação dos torcedores com seus clubes. As charges do cartunista argentino Lorenzo Molas para o Jornal dos Sports, sob a direção de Mário Filho, são analisadas aqui para se compreender as dinâmicas econômicas ao redor do fenômeno esportivo, se levarmos em conta que em pouco tempo passaram a marcar presença também nas mensagens publicitárias do matutino. Essas evidências motivou a tentar perceber em que medida o conceito de “Disneyzação” elaborado por Alan Bryman pode ser verificado no caso brasileiro aqui investigado. Procuramos observar vestígios do processo de “Disneyzação”, através da tematização, do merchandising e demais pilares da estratégia mercadológica dos parques temáticos observados por Bryman.

DOI: 10.5585/podium.v1i1.16

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Biografía del autor/a

Flavio Mota de Lacerda Pessoa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestrando em História Comparada pela UFRJ. Rio de Janeiro- RJ

Publicado

2012-06-01

Cómo citar

Pessoa, F. M. de L. (2012). Mascotes do Futebol Carioca na Estratégia Mercadológica do Jornal dos Sports. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 1(1), 126–150. https://doi.org/10.5585/podium.v1i1.16