Fatores que Influenciam a Compra de Produtos Têxteis Oficiais por Torcedores de Futebol de Baixa Renda

Autores/as

  • Lucas Rial Butier Universidade de Santa Cruz do Sul Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Levrini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.44

Palabras clave:

Futebol, Marketing Esportivo, Licenciamento da Marca, Baixa Renda, Análise Conjunta

Resumen

Este estudo tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam os torcedores de baixa renda a adquirirem produtos têxteis oficiais e licenciados por um clube da elite do futebol brasileiro, aparentemente inviáveis para sua capacidade de compra. A revisão de literatura abordou o marketing no futebol brasileiro, incluindo o torcedor de futebol, licenciamento da marca, consumidores de baixa renda e artigos esportivos têxteis. Para identificarmos os principais fatores foi escolhido o método de análise conjunta, técnica estatística à qual ajuda a entender a complexidade do processo de escolha e decisão de compra dos consumidores. Foram realizadas entrevistas em profundidade com torcedores, lojistas, vendedores e pessoas com atuação no mercado esportivo. Os atributos selecionados para a análise conjunta foram preço, forma de pagamento, durabilidade e ajudar, ou não, o Clube. A pesquisa foi respondida por 149 torcedores durante a realização de dois jogos do Campeonato Brasileiro de 2012. Os resultados da análise conjunta sugerem que os principais fatores, ou atributos, que influenciam os torcedores no processo de compra são, em ordem de importância relativa, ajudar o clube, como mais importante, preço, forma de pagamento e, como menos importante, a durabilidade do produto.

DOI: 10.5585/podium.v2i2.44

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Biografía del autor/a

Lucas Rial Butier, Universidade de Santa Cruz do Sul Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Administrador de Empresas (PUC-RS), Especialista em Marketing Estratégico (PUC-RS) e Especializando em Gestão Profissional do Futebol (UNISC-RS). Atuou por 5 anos no Departamento de Marketing do S. C. Internacional, onde exerceu cargos de Estagiário, Auxiliar e Assistente. Atualmente é Supervisor Comercial em empresa da Construção Civil.

Gabriel Levrini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração pela Puc-Rio e mestre em International Finance And Economics pela Pacific State University. Ex professor Puc Rio e professor Faculdades Porto Alegresense. Ex diretor de varias empresas nacionais e multinacionais.

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

Butier, L. R., & Levrini, G. (2013). Fatores que Influenciam a Compra de Produtos Têxteis Oficiais por Torcedores de Futebol de Baixa Renda. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 2(2), 143–172. https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.44