O Conceito de Congruência e o Endosso de Celebridades Esportivas
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.61Palabras clave:
Esporte, Congruência, Celebridade Esportiva, Endosso de Celebridades, MarketingResumen
O segmento dos esportes, bem como o endosso de celebridades e o marketing esportivo vem apresentando crescimento significativo no cenário nacional e global, o que acarreta estudos e planejamentos cada vez mais precisos com o objetivo de atingir o público alvo de maneira mais assertiva. Este trabalho propõe investigar os antecedentes da congruência do endosso de celebridades, bem como o nível de congruência entre celebridades esportivas com alto reconhecimento e diferentes categorias de produtos. Como metodologia, foi desenvolvido um estudo de natureza quantitativa e os dados foram analisados basicamente por meio de duas técnicas estatísticas: regressão linear e análise de variância. Os resultados apontam que duas das três antecedentes testadas são, de fato, significantes para o entencimento da congruência, assim como evidenciam diferenças significativas na percepção do público em relação à participação de atletas no endosso das três categorias de produtos testadas, de acordo com o nível de congruência percebido, indicando, desta forma, a necessidade de estudos prévios por parte das empresas que desejam ter suas marcas e produtos promovidos por celebridades esportivas.
DOI: 10.5585/podium.v2i2.61