O Conceito de Congruência e o Endosso de Celebridades Esportivas

Autores/as

  • Thiago Mendes do Nascimento Universidade de São Paulo
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire Universidade Nove de Julho
  • Leandro Carlos Mazzei Universidade Nove de Julho
  • Diego dos Santos Vega Senise Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.61

Palabras clave:

Esporte, Congruência, Celebridade Esportiva, Endosso de Celebridades, Marketing

Resumen

O segmento dos esportes, bem como o endosso de celebridades e o marketing esportivo vem apresentando crescimento significativo no cenário nacional e global, o que acarreta estudos e planejamentos cada vez mais precisos com o objetivo de atingir o público alvo de maneira mais assertiva. Este trabalho propõe investigar os antecedentes da congruência do endosso de celebridades, bem como o nível de congruência entre celebridades esportivas com alto reconhecimento e diferentes categorias de produtos. Como metodologia, foi desenvolvido um estudo de natureza quantitativa e os dados foram analisados basicamente por meio de duas técnicas estatísticas: regressão linear e análise de variância. Os resultados apontam que duas das três antecedentes testadas são, de fato, significantes para o entencimento da congruência, assim como evidenciam diferenças significativas na percepção do público em relação à participação de atletas no endosso das três categorias de produtos testadas, de acordo com o nível de congruência percebido, indicando, desta forma, a necessidade de estudos prévios por parte das empresas que desejam ter suas marcas e produtos promovidos por celebridades esportivas.

DOI: 10.5585/podium.v2i2.61

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-12-01

Cómo citar

Nascimento, T. M. do, Freire, O. B. D. L., Mazzei, L. C., & Senise, D. dos S. V. (2013). O Conceito de Congruência e o Endosso de Celebridades Esportivas. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 2(2), 173–195. https://doi.org/10.5585/podium.v2i2.61