Clima Docente na Percepção dos Discentes do Curso de Educação Física da Universidade Pedagógica: Um Aspecto Chave na Melhoria da Qualidade de Formação Profissional

Autores/as

  • Clemente Afonso Matsinhe Universidade Pedagógica - UP; Universidade Eduardo Mondlane
  • Pedro Antonio Pessula Universidade Pedagógica - UP

DOI:

https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.250

Palabras clave:

Avaliação, Clima docente educativo, Formação profissional e Discentes

Resumen

A realização do presente estudo, visa avaliar o Clima Docente na percepção dos discentes do curso de Licenciatura em Ensino de Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica, considerando que este constitui um dos aspectos chave para melhoria da qualidade de formação profissional. A pesquisa, cinge se no enfoque interpretativo dirigido a compreender o marco de referência e a percepção da realidade em estudo. Foram utilizados os métodos teóricos, empíricos e matemáticos-estatísticos. O estudo envolveu 217 estudantes do primeiro a quarto ano do curso Educação Física nas delegações de Maxixe, Quelimane, Nampula e Maputo. Para a recolha de dados, recorreu-se ao questionário do Clima Docente Educativo Modificado. A metodização, a análise e interpretação dos dados corroborados indicam em geral que a percepção dos discentes do curso de Educação Física na Universidade Pedagógica em relação ao Clima Docente é regular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clemente Afonso Matsinhe, Universidade Pedagógica - UP; Universidade Eduardo Mondlane

Doutor em Cultura Física pelo Instituto Superior de Cultura Física Manuel Fajardo – ISCF, Havana, (Cuba). Docente na Universidade Pedagógica - UP, Maputo, (Moçambique) e na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, (Moçambique).

Pedro Antonio Pessula, Universidade Pedagógica - UP

Mestre em Ciência de Educação /Ensino de Educação Física e Desporto na Universidade Pedagógica-Faculdade de Educação Física e Desporto

Publicado

2018-04-30

Cómo citar

Matsinhe, C. A., & Pessula, P. A. (2018). Clima Docente na Percepção dos Discentes do Curso de Educação Física da Universidade Pedagógica: Um Aspecto Chave na Melhoria da Qualidade de Formação Profissional. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 7(1), 127–144. https://doi.org/10.5585/tlsr.v7i1.250