Patrocinio deportivo y comunicación de marca: perspectivas de patrocinadores, gerentes de marketing deportivo y atletas brasileños de surf profesional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.17001

Palabras clave:

Patrocinio desportivo, Comunicación de marca, Surf, Atletas.

Resumen

Objetivo: Discutir la perspectiva de marcas, emprendedores de marketing deportivo y atletas brasileños de surf profesionales con respecto a objetivos comunes, formatos de comunicación y activaciones de marca que generan un mayor retorno para patrocinadores y patrocinados.
Metodología: se realizaron entrevistas cualitativas y descriptivas en profundidad, dos con gerentes de marca patrocinadores; dos con empresarios de marketing deportivo; dos con atletas brasileños compitiendo en la primera división del surf mundial. En el análisis de datos triangulados, se utilizó el software Voyant Tools.
Originalidad y Relevancia: el patrocinio es uno de los principales formatos de inversión en comunicación de marca en marketing deportivo, sin embargo, pocos trabajos tratan con el patrocinio en atletas que traen perspectivas de marcas, intermediarios y atletas.
Resultados: Para las marcas patrocinadoras, el principal vector de atractivo en las iniciativas de patrocinio en los atletas es el rendimiento obtenido en los campeonatos asociados con la capacidad del atleta para proporcionar visibilidad a la marca. Para los atletas y empresarios, lo esencial es el apoyo financiero destinado a mantener el equipo técnico y el buen desempeño en las competiciones, y, como consecuencia, la asociación del patrocinador ganador y el patrocinado.
Contribuciones teóricas: propuesta de utilizar activaciones de marca que pueden ampliar la experiencia del consumo deportivo y las métricas para controlar y evaluar el retorno de la inversión en patrocinio.

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Biografía del autor/a

Marco Antonio de Moraes Ocke, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Centro Socioeconômico - Departamento de Ciências da Administração CAD / UFSC e pesquisador do Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional - NICO / UFSC. Linhas de Atuação: Administração de Marketing, Branding, Comunicação Corporativa. Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA / USP (2015) ; Mestre em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (2010); Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie (2000).  Foi professor na Graduação em Administração e Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM / SP nas disciplinas de Marketing de Serviços; Branding; Marketing B2B. Atuação desde 2002 como professor e coordenador de cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Administração, Marketing, Comunicação e Turismo. Experiência consultiva e de coordenação em treinamentos presenciais e a distância em comunicação, marketing e negócios em grandes empresas: VALE, Samarco, Petrobras, Ford, ITAÚ, METRO-SP. 

Marcos Abílio Bosquetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em administração de empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativa de Rolândia (1989); especialização em tecnologia da informação pelo Instituto Superior de Pós-Graduação de Curitiba (1994); mestrado em administração pela University of Bath, Inglaterra (2000); doutorado em administração pela Universidade de São Paulo FEA/USP (2009) modalidade sanduíche no exterior com estágios na McGill University, Montreal, Canadá (2007) e University of Melbourne, Austrália (2008); e pós-doutorado na San Diego State University, California, USA (2016-2017). Possui 25 anos de experiência profissional no setor de energia como executivo e gerente de projetos nas áreas de marketing, novos negócios em energias renováveis, responsabilidade social e sustentabilidade na Companhia Paranaense de Energia COPEL. Iniciou sua carreira acadêmica em 2010 na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC visando ajudar a reduzir a distância entre a sala de aula e o mundo real, criando oportunidades de aprendizado experiencial e engajamento com as organizações e a comunidade. Atualmente é Professor Associado I no Departamento de Ciências de Administração do Centro Socioeconômico da UFSC. Também é professor convidado da Auckland University, Nova Zelândia; da MacEwan University, Edmonton, Canadá, da SRH Hochschule Berlin, Alemanha, da San Diego State University, Califórnia e University of Hawaii, USA e da USAC - University Studies Abroad Consortium no Brasil. Tem ministrado disciplinas de Sustentabilidade, Inovação Social, Gestão de Projetos, e Cross-Cultural Communication & Leadership. Pesquisador do Center for Surf Research, San Diego State University, California, membro da International Association of Surfing Academics e Coordenador do Grupo de Pesquisa SandS - Surf and Sustainability da UFSC (www.sands.ufsc.br). Membro do Comitê Gestor da Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú. Temas de interesse: Surf & Sustentabilidade; Inovação Social; Aprendizagem.

Gabriel Vicente Alexandre, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Publicado

2021-08-18

Cómo citar

de Moraes Ocke, M. A., Bosquetti, M. A., & Vicente Alexandre, G. (2021). Patrocinio deportivo y comunicación de marca: perspectivas de patrocinadores, gerentes de marketing deportivo y atletas brasileños de surf profesional. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(3), 21–51. https://doi.org/10.5585/podium.v10i3.17001

Número

Sección

Artigos