Marketing Esportivo em um Grupo Fabricante de Componentes Elétricos

Autores

  • Rafael Martins Ferreira Fundação Educacional de Ituverava Grupo Intelli
  • Mirna de Lima Medeiros Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.120

Palavras-chave:

Marketing Esportivo, Patrocínio, Marca, Intelli.

Resumo

O Marketing Esportivo tem se tornado um importante campo de estudos e investimentos dentro do Marketing. No Brasil o tema ganha força devido ao fato do país ter sediado a Copa do Mundo de 2014, e estar se preparando para as Olimpíadas de 2016. Em geral, o marketing esportivo tem se inserido dentro de empresas como parte da estratégia para consolidação de uma marca. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo analisar o Marketing Esportivo enquanto estratégia empresarial, verificando as percepções dos consumidores e dos gestores de uma empresa que utiliza tal ferramenta (Grupo Intelli). Pressupõe-se que este poderia auxiliar na consolidação de uma marca empresarial. Trata-se de uma pesquisa exploratória, fundamentada em uma revisão bibliográfica e estudo de caso único.  Nesse foi aplicado um questionário alocado no googledocs e difundido por meio do facebook. Qualquer pessoa que tivesse acesso ao link poderia responder, assim teve-se uma amostra não probabilística, decorrente dos compartilhamentos realizados pelos autores da pesquisa e de seus contatos. Foram obtidas 126 respostas válidas. Os resultados obtidos, juntamente ao referencial teórico, apontam que o marketing esportivo pode ser considerado uma estratégia interessante para a consolidação de uma marca empresarial, uma vez que proporciona a veiculação da imagem da empresa em um momento de descontração do público.

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Biografia do Autor

Rafael Martins Ferreira, Fundação Educacional de Ituverava Grupo Intelli

Bacharel em Administração pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Fundação Educacional de Ituverava; Assessor no Grupo Intelli.

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade de São Paulo

Professora Assistente no curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); é Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/ USP) e do Grupo de Pesquisa Ordenação Territorial e Competitividade em Turismo (UEPG). Doutoranda em Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP). Especialista em Gestão Pública pela Escola Técnica e de Gestão da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP). Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008).

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Publicado

01.04.2015

Como Citar

Ferreira, R. M., & Medeiros, M. de L. (2015). Marketing Esportivo em um Grupo Fabricante de Componentes Elétricos. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(1), 108–122. https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.120

Edição

Seção

Artigos