Mercado de Bens Simbólicos do Futebol: A Estratégia Empreendedora da Gestão Andrés Sanchez no Sport Club Corinthians Paulista

Autores

  • Renato Berton Universidade Paulista – UNIP
  • Roberto Bazanini Universidade Paulista – UNIP
  • Denis Donaire Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v2i1.35

Palavras-chave:

Corinthians, Estratégia dos Negócios, Mercado de Bens Simbólicos.

Resumo

O crescimento do mercado de bens simbólicos se tornou realidade em todos os continentes. Particularmente, o futebol, desde a Copa do Mundo de 1990, passou por crescimento financeiro incomum. A exploração da paixão dos torcedores/consumidores pelo futebol e por seus respectivos clubes transformou-se em grande atividade comercial e de prestação de serviços, após o advento da Lei Pelé em março de 1998. Consequentemente, os clubes deixaram de ser meras agremiações esportivas e se tornaram grandes organizações, responsáveis por oferecer um produto atraente e cada vez mais rentável. A estratégia empreendedora da gestão de Andrés Sanchez possibilitou ao Sport Club Corinthians Paulista, em 2012, alcançar o primeiro lugar de empresa no futebol brasileiro e a sexta colocação no cenário mundial. Por meio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, ex-post factum, acompanhada de entrevista em profundidade com gestores participantes do empreendimento e membros da torcida organizada, o objetivo central da pesquisa, na perspectiva fenomenológica, buscou identificar as estratégias empregadas na Gestão Andrés Sanchez para a valorização da marca. Os resultados da pesquisa apontam para a integração das estratégias funcionais com a estratégia dos negócios. Na percepção dos entrevistados, a visão empreendedora permitiu ao clube, em quatro anos (2008-2011), formar a base de seu acelerado crescimento para, posteriormente, alcançar posicionamento diferenciado e, consequentemente, vantagem competitiva sustentável.

DOI: 10.5585/podium.v2i1.35

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Biografia do Autor

Renato Berton, Universidade Paulista – UNIP

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista – UNIP Professor de MBA da Universidade Paulista – UNIP

Roberto Bazanini, Universidade Paulista – UNIP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP Professor do Mestrado em Administração da Universidade Paulista – UNIP

Denis Donaire, Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP Professor do Mestrado e Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

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Publicado

03.06.2013

Como Citar

Berton, R., Bazanini, R., & Donaire, D. (2013). Mercado de Bens Simbólicos do Futebol: A Estratégia Empreendedora da Gestão Andrés Sanchez no Sport Club Corinthians Paulista. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 2(1), 25–56. https://doi.org/10.5585/podium.v2i1.35

Edição

Seção

Artigos