Formação de Jogadores de Futebol: Processo Histórico e Bases para a Evolução no Brasil

Autores

  • Ivan Furegato Moraes Faculdade de Desporto - Universidade do Porto
  • Flávia da Cunha Bastos Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo
  • Maria José Carvalho Faculdade de Desporto - Universidade do Porto.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.142

Palavras-chave:

futebol, formação de jogadores no Brasil, categorias de base, Certificado de Clube Formador.

Resumo

O presente artigo objetiva demonstrar como a literatura brasileira descreve a evolução histórica do processo de formação de jogadores de futebol – principalmente com relação aos seus períodos, locais de aprendizagem, agentes educadores e metodologias utilizadas – e apresentar uma síntese histórica de tal processo, suprindo uma lacuna existente nos estudos dessa temática. Para tal foi realizada uma revisão sistemática com base na busca de dissertações, teses e artigos no Portal de Periódicos do Capes. Devido aos poucos estudos localizados foram utilizados trabalhos referenciados nos mesmos e livros sobre o tema. A análise das informações encontradas levou à organização do material em cinco períodos cronológicos que retratam a evolução do processo de formação no Brasil, sendo observado que o mesmo partiu de um modelo elitista – realizado principalmente nos clubes socioesportivos – para um popular – informal e livre, realizado nas ruas e campos de várzea – até se tornar totalmente formalizado – restrito, controlado e baseado em métodos científicos –, sendo realizado nas categorias de base dos clubes tradicionais e dos clubes-empresa com objetivo de formar jogadores para “venda”. Esses achados permitiram realizar uma síntese contendo todos os períodos, locais onde a formação ocorre, principais agentes educadores e metodologias de ensino empregadas em cada um deles, a qual pode servir de referencial para futuros estudos e novas pesquisas sobre o tema.

Downloads

Biografia do Autor

Ivan Furegato Moraes, Faculdade de Desporto - Universidade do Porto

Doutorando em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo – USP. Experiência na Área de Comunicação, com Ênfase em Marketing, e em Gestão e Eventos Esportivos.

Flávia da Cunha Bastos, Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP, Professora Assistente do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo – USP.

Maria José Carvalho, Faculdade de Desporto - Universidade do Porto.

Doutora em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – U. PORTO, Portugal. Professora da Universidade do Porto - U. PORTO

Downloads

Publicado

01.08.2016

Como Citar

Moraes, I. F., Bastos, F. da C., & Carvalho, M. J. (2016). Formação de Jogadores de Futebol: Processo Histórico e Bases para a Evolução no Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(2), 148–163. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.142

Edição

Seção

Artigos
Crossref
1
Scopus
0
Vinicius da Cruz Sousa, Gabriel Lucas de Morais Freire, Nathan Leonardo Gomes Costa, Adson Alves Silva, Yara Lucy Fidelix, Daniel Vicentini de Oliveira, José Roberto Andrade do Nascimento Junior (2025)
INDICATIVOS DE BURNOUT EM JOGADORES DE FUTEBOL: Uma revisão sistemática. Psicologia e Saúde em Debate, 11(1), 41.
10.22289/2446-922X.V11A1A4
Visualizações
  • Resumo 1270
  • PDF 876