Comportamento de busca de mudança e autoidentidade na satisfação de mochileiros brasileiros com viagens internacionais de mochileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i4.19020

Palavras-chave:

Busca de mudança, Autoidentificação, Satisfação do turista, Backpacker, Viagens internacionais

Resumo

Objetivo do estudo: Este estudo investigou como o comportamento de busca por mudanças e as auto-identidades globais e locais influenciam a satisfação dos mochileiros brasileiros com suas viagens internacionais.
Metodologia / abordagem: Realizamos uma pesquisa por questionário com mochileiros brasileiros (n = 213). Os dados coletados foram submetidos à técnica de análise fatorial exploratória (AFE) e regressão linear múltipla (RLM) no SPSS.
Originalidade / Relevância: O presente estudo é original porque propõe noções inéditas de identidade como fator de influência na satisfação do mochileiro, até então um tema pouco pesquisado.
Principais resultados: Os resultados indicam que o comportamento de busca por mudanças e a autoidentidade global em mochileiros brasileiros influenciam sua satisfação com a viagem. Outras descobertas mostraram como os sujeitos têm maior proficiência em línguas estrangeiras e certas preferências geográficas.
Contribuições teórico-metodológicas: A principal contribuição desta pesquisa é que o comportamento de busca por mudanças e a autoidentidade global estão positivamente associadas à satisfação dos mochileiros brasileiros com suas viagens internacionais. Assim, este trabalho mostra que a satisfação do consumidor é influenciada por questões de identidade.

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Biografia do Autor

Carlos Yuri Ramos de Araujo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Hotelaria e Turismo

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pela FEA/USP. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo - PPGIC (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Caruaru. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD/UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTur/UFPE. Foi bolsista Fulbright para o estágio doutoral nos EUA (Julho-2014/Maio-2015), durante esse período foi Visiting Scholar na Questrom School of Business, Boston University e Audit Student na Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology - MIT. Líder do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC) cadastrado no Diretório do CNPq. 

Talita Poliana Guedes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Hotelaria e Turismo

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Publicado

20.12.2021

Como Citar

Ramos de Araujo, C. Y., Freitas da Costa, M., & Guedes da Silva, T. P. (2021). Comportamento de busca de mudança e autoidentidade na satisfação de mochileiros brasileiros com viagens internacionais de mochileiros. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(4), 109–135. https://doi.org/10.5585/podium.v10i4.19020

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