COVID-19: efeitos e implicações ocorridos no turismo da rota das emoções localizada no nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.18419

Palavras-chave:

Turismo, COVID-19, Rota das emoções, Nordeste.

Resumo

Objetivo do estudo: Estudar os efeitos e as implicações ocorridas no destino turismo da Rota das Emoções localizada no Nordeste do Brasil em decorrência da pandemia do COVID-19.

Metodologia/abordagem: Metodologicamente, utilizou-se a abordagem qualitativa, mediante o método do estudo de caso múltiplo em três Empresas de Passeio (receptivos) que compõem a Rota das Emoções, Ceará, Maranhão e Piauí (uma empresa em cada estado).

Originalidade/Relevância: O presente estudo enfoca o turismo da Rota das Emoções sob a óptica do COVID-19, tema este delicado que abrange, ainda hoje, a saúde humana e das empresas em todo o mundo. E que neste estudo buscou contemplar informações para a academia no que concerne especificamente o setor do Turismo do Nordeste do Brasil.

Principais resultados: Apontam os efeitos e as implicações que a pandemia do COVID-19 trouxe para a Rota da Emoções nas empresas objeto de estudo, e, consequentemente para empresas parceiras que fazem parte desse citado clusters. Conclui-se que as empresas investigadas sofreram impacto direto da pandemia, impactando em seus clientes, parceiros, receitas, resultados.

Contribuições teóricas/metodológicas: Enfatiza o tema do setor do Turismo do Nordeste do Brasil, a Rota das Emoções, e os efeitos e implicações que o citado setor sofreu em decorrência da pandemia da COVID-19.

Contribuições sociais/para a gestão: Contempla informações sobre o COVID-19, que é um tema de saúde pública que influenciou de maneira macro a sociedade, sobretudo no que concerne ao setor do Turismo da Rota das Emoções.

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Biografias Autor

Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Pós Doutor em Administração (UNIFOR). Doutor em Administração (UNINOVE).

Antônia Amanda Alves Pereira Moreira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

MBA em Comércio Exterior pela Faculdade Anhanguera. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Mestranda em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)


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Publicado

2021-04-28

Como Citar

Ribeiro, H. C. M., & Moreira, A. A. A. P. (2021). COVID-19: efeitos e implicações ocorridos no turismo da rota das emoções localizada no nordeste do Brasil. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 10(2), 106–138. https://doi.org/10.5585/podium.v10i2.18419

Edição

Secção

Artigos