O Setor Brasileiro de Turismo: Evolução, Situação Atual e Perspectivas Futuras.

Autores

  • Marcos Roberto Piscopo Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Claudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • César Antonio Biancolino Universidade Nove de Julho - UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.87

Palavras-chave:

Turismo, análise setorial, evolução, perspectivas futuras

Resumo

O Turismo é considerado uma das principais atividades econômicas mundiais, o que resulta na necessidade de aperfeiçoamento ou adoção de novas estratégias em termos nacionais e internacionais. Diante do crescimento do volume de negócios das atividades relacionadas ao Turismo e de sua relevância econômica, social e cultural, observa-se uma lacuna de conhecimento com relação à maior compreensão da evolução desse setor. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar como se dá a evolução do setor de Turismo no Brasil a partir do entendimento de suas mudanças. Nesse sentido, utilizou-se as etapas sugeridas por McGahan (2004) – (a) definir o setor, (b) determinar se a mudança ocorre na arquitetura do setor, (c) determinar se a mudança ocorre na fundação do setor e (d) avaliar o estágio de evolução do setor – e os grupos de mercados do turismo adotados na Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo. Constatou-se que as mudanças estão concentradas nas trajetórias progressiva (locadoras de automóveis, meios de hospedagem, transporte aéreo, transporte rodoviário e turismo receptivo) e criativa (operadoras de turismo, organizadoras de eventos e promotoras de feiras). O entendimento dessas trajetórias de mudança é vital para o desempenho das empresas que atuam no setor brasileiro de Turismo, pois somente assim é possível formular e implementar estratégias que capitalizem as oportunidades emergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcos Roberto Piscopo, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

outor em Administração pela Universidade de São Paulo FEA/USP (2010), tendo realizado estágio doutoral na Bentley University (2008-2009), onde também atuou como Adjunct Assistant Professor of Management no Department of Management; Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2004); MBA em Administração de Projetos pela Fundação Instituto de Administração FIA/USP (2004); MBA em Marketing pela Fundação Instituto de Administração FIA/USP (1998); Bacharel em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado FAPP (1996). É professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração Gestão de Projetos (PMPA GP), onde atua como líder da linha de pesquisa Estratégia em Projetos; do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA - GSS), onde atua como líder do grupo de pesquisa Gestão de Processos Administrativos em Saúde; e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho UNINOVE e Editor Chefe da Revista de Gestão e Projetos - GeP. Seus interesses de pesquisa envolvem estratégia empresarial, gerenciamento de projetos, empreendedorismo e inovação

Claudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

graduada em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Realizou o curso de aperfeiçoamento em Training on Sustainable Development of Mining no International Institute For Mining Technology MINITEC Japão (bolsista JICA). Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CAPES) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio de doutorando (sanduíche) no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro- Portugal (bolsista CAPES). Realizou o Pós Doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares Centro de Combustíveis Nucleares (IPEN-CCN/USP). Possui experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento. Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Valorização de Resíduos Industrias e Gestão da Tecnologia, interagindo com grupos interdisciplinares e multidisciplinares. É coordenadora de projeto aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL (ANEEL/TRACTEBEL) na área de inovação sustentável. Possui diversos trabalhos publicados em periódicos indexados e apresentados em congressos científicos nacionais e internacionais, como também produtos/processos industriais com registro de patente. A experiência referente à docência e a pesquisa foi adquirida em instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC) e Universidade Ibirapuera (UNIb/SP), esta última também com o exercício da coordenação dos cursos de graduação em Química, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão da Qualidade. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) no Programa de Pós-graduação em Administração e no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos . É coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UNINOVE. Membro do grupo de pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Realiza também atividades de consultoria técnica em empresas nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Projetos. É avaliadora de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC). Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nivel 2 - CNPq.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atuou como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue, professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010) e professora na Universidade Nove de Julho. É editora científica da Revista Gestão e Secretariado.

César Antonio Biancolino, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - PPGCC / FEA / USP (2010). Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado - FECAP / SP (2004). Licenciado em Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2000). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - PPGCC / FEA / USP (1999). Atualmente é Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho - PMPA / GSS / UNINOVE. Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos da Universidade Nove de Julho - PMPA / GP / UNINOVE. Professor Colaborador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA / UNINOVE. Professor Doutor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo - EAC / FEA / USP. Membro do TECSI - Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - TECSI / FEA / USP. Atua como Editor Adjunto da Revista de Gestão em Sistemas de Saúde - (RGSS) PMPA / GSS / UNINOVE. Atua como docente nas seguintes disciplinas: Gestão de Projetos de TI , Gestão Estratégica de TI, Sistemas de Informações Contábeis, Microinformática e Metodologia da Pesquisa. Atualmente é líder do track - Casos de Ensino - do SEMEAD - FEA / USP e Membro do Consórcio Doutoral do CONTECSI - FEA / USP. Atua como revisor de periódicos nacionais na área de Administração e Contabilidade e como Parecerista de eventos como EnANPAD e AnPCONT. Coautor do livro Sistemas de Informações Contábeis - Uma Abordagem Gerencial (Saraiva, 2010). Consultor, Gerente de Projetos e Gerente de Negócios atuou no segmento da Indústria da Tecnologia da Informação no período de 1999 a 2012 junto a empresas como Oracle, IBM, PeopleSoft do Brasil e J.D. Edwards do Brasil.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Piscopo, M. R., Kniess, C. T., Martins, C. B., & Biancolino, C. A. (2015). O Setor Brasileiro de Turismo: Evolução, Situação Atual e Perspectivas Futuras. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(1), 01–14. https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.87

Edição

Secção

Artigos