Investigando o Consumo de Lazer por Idosos

Autores

  • Marcelo de Rezende Pinto Professor do Programa de Pós-graduação em Administração
  • Danielle Ramos de Miranda Pereira Fundação João Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.101

Palavras-chave:

Idosos, Consumo, Lazer

Resumo

A partir da constatação de que ainda são incipientes os estudos que buscam investigar a perspectiva cultural do consumo, atrelada à percepção de que pouco se pesquisou sobre o consumo de lazer de consumidores da terceira idade, o artigo tem por objetivo geral apresentar resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo foi investigar como as experiências de consumo nas atividades de lazer por indivíduos da terceira idade interagem com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana. Para se atingir esses objetivos, adotou-se uma perspectiva interpretativa de investigação, a partir de uma abordagem etnográfica. Os resultados parecem indicar que os processos sociais, desde a construção de relacionamentos entre familiares, amigos e vizinhos até a construção de redes de convivência com integrantes dos clubes de terceira constituem-se os principais processos presentes nas atividades de lazer desses indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcelo de Rezende Pinto, Professor do Programa de Pós-graduação em Administração

Doutor em Administração pelo CEPEAD/UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas

Danielle Ramos de Miranda Pereira, Fundação João Pinheiro

Doutora em Demografia pela UFMG.

Publicado

2015-04-01

Como Citar

Pinto, M. de R., & Pereira, D. R. de M. (2015). Investigando o Consumo de Lazer por Idosos. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 4(1), 15–31. https://doi.org/10.5585/podium.v4i1.101

Edição

Secção

Artigos