Crowdfunding como Alternativa no Turismo: Análise do Modus Operandi das Plataformas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.204Palavras-chave:
Crowdfunding, Empreendedorismo, Financiamento, Turismo.Resumo
O sistema crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo no qual as pessoas podem contribuir monetariamente com projetos que considerem relevantes, recebendo ou não compensação por essa contribuição. O presente trabalho buscou analisar as plataformas de crowdfunding existentes no Brasil como alternativa para projetos no âmbito do Turismo. O trabalho se mostra atual diante da ampliação recente do número dessas plataformas no país. Além disso, se faz relevante diante de um cenário de escassez de recursos, pois o método pode se mostrar interessante na medida em que facilita o acesso ao crédito ao mesmo tempo em que pode propiciar envolvimento do público alvo. Por meio de uma pesquisa descritiva, foram verificadas quais as plataformas existentes: Dezesseis foram encontradas, sendo que apenas doze destas foram analisadas, devido à existência de erros nos sites durante o período da pesquisa. Então, foram analisadas quanto ao modus operandi (existência de taxas, comissão, sistema “tudo ou nada”, recompensa ao contribuinte, etc.) e classificadas sobre quais possibilitam a inserção de projetos da área de turismo. Metade das plataformas contempla projetos diversos e, dessas seis, quatro contemplam projetos em Turismo. O modelo mais utilizado é o “tudo ou nada”, e os custos desse tipo de financiamento podem chegar a mais de 30% das contribuições, pois taxas de administração, de transação e até percentual de vendas do produto resultante do crowdfunding são cobradas. Assim, o sistema pode ser interessante ao empreendedor, ainda que os custos operacionais devam ser ponderados.
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