Crowdfunding como Alternativa no Turismo: Análise do Modus Operandi das Plataformas Brasileiras

Autores

  • Larissa Martins Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG, Paraná.
  • Mirna de Lima Medeiros Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG, Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.204

Palavras-chave:

Crowdfunding, Empreendedorismo, Financiamento, Turismo.

Resumo

O sistema crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo no qual as pessoas podem contribuir monetariamente com projetos que considerem relevantes, recebendo ou não compensação por essa contribuição. O presente trabalho buscou analisar as plataformas de crowdfunding existentes no Brasil como alternativa para projetos no âmbito do Turismo. O trabalho se mostra atual diante da ampliação recente do número dessas plataformas no país. Além disso, se faz relevante diante de um cenário de escassez de recursos, pois o método pode se mostrar interessante na medida em que facilita o acesso ao crédito ao mesmo tempo em que pode propiciar envolvimento do público alvo. Por meio de uma pesquisa descritiva, foram verificadas quais as plataformas existentes: Dezesseis foram encontradas, sendo que apenas doze destas foram analisadas, devido à existência de erros nos sites durante o período da pesquisa. Então, foram analisadas quanto ao modus operandi (existência de taxas, comissão, sistema “tudo ou nada”, recompensa ao contribuinte, etc.) e classificadas sobre quais possibilitam a inserção de projetos da área de turismo. Metade das plataformas contempla projetos diversos e, dessas seis, quatro contemplam projetos em Turismo. O modelo mais utilizado é o “tudo ou nada”, e os custos desse tipo de financiamento podem chegar a mais de 30% das contribuições, pois taxas de administração, de transação e até percentual de vendas do produto resultante do crowdfunding são cobradas. Assim, o sistema pode ser interessante ao empreendedor, ainda que os custos operacionais devam ser ponderados.

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Biografias Autor

Larissa Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG, Paraná.

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Paraná. Membro do Centro de Estudos em Gestão Estratégica de Marketing em Turismo - MarkTur/UEPG.

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG, Paraná.

Doutora em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo - USP. Professora Adjunta no Curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Líder do Centro de Estudos em Gestão Estratégica de Marketing em Turismo (MarkTur/UEPG) e Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/ USP) e do Grupo de Pesquisa Ordenação Territorial e Competitividade em Turismo (UEPG).

Publicado

2017-04-01

Como Citar

Martins, L., & Medeiros, M. de L. (2017). Crowdfunding como Alternativa no Turismo: Análise do Modus Operandi das Plataformas Brasileiras. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 6(1), 92–108. https://doi.org/10.5585/podium.v6i1.204

Edição

Secção

Artigos