Performance Esportiva ou Performance Administrativa: O Dilema dos Gestores de um Clube de Futebol Brasileiro

Autores

  • Renan Bonamigo Tonial Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, Sarandi, RS, Brasil.
  • João Luis Zeni Montenegro Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, Sarandi, RS, Brasil.
  • Claudionor Guedes Laimer Faculdade Meridional - IMED, Passo Fundo, RS, Brasil.
  • Júlio César Ferro de Guimarães Faculdade Meridional - IMED, Passo Fundo, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v5i3.171

Palavras-chave:

Estratégia, Planejamento estratégico, Performance.

Resumo

O mercado esportivo mundial assume um papel importante na economia de alguns países. No Brasil, a expressiva movimentação financeira posiciona o futebol como principal esporte desse mercado. Neste contexto está inserido o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, um clube de futebol profissional com sede na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Os gestores responsáveis pelo clube encontram-se em um dilema relacionado as escolhas estratégicas, provocado pela baixa performance esportiva e administrativa do clube. Este caso de ensino, decorrente da consolidação de dados secundários, visando proporcionar a reflexão e promover a discussão sobre temas ligados ao planejamento estratégico, escolha da estratégia competitiva, processo decisório e identificação de perfil dos agentes de tomada de decisão. Desse modo, sugere-se a aplicação do caso nos cursos de graduação e pós-graduação, nas disciplinas de administração estratégica, administração mercadológica e administração esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Renan Bonamigo Tonial, Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, Sarandi, RS, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/EA/IMED) da Faculdade Meridional - IMED. Professor do Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, Sarandi, RS, Brasil. 

João Luis Zeni Montenegro, Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, Sarandi, RS, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/EA/IMED) da Faculdade Meridional - IMED. Professor do Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, Sarandi, RS, Brasil.

Claudionor Guedes Laimer, Faculdade Meridional - IMED, Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pós-Doutorado pela Universidad de Zaragoza (Espanha). Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/EA/IMED) da Faculdade Meridional - IMED, Passo Fundo, RS, Brasil.

Júlio César Ferro de Guimarães, Faculdade Meridional - IMED, Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/EA/IMED) da Faculdade Meridional - IMED, Passo Fundo, RS, Brasil.

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Tonial, R. B., Montenegro, J. L. Z., Laimer, C. G., & Guimarães, J. C. F. de. (2016). Performance Esportiva ou Performance Administrativa: O Dilema dos Gestores de um Clube de Futebol Brasileiro. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 5(3), 128–143. https://doi.org/10.5585/podium.v5i3.171

Edição

Secção

Caso de Ensino