Prestação de Serviço em Saúde Hospitalar: Uma Análise da Inovação dos Processos em Hemodiálise no Hospital da Cidade de Passo Fundo

Autores

  • Lusimar Falabrette Faculdade Meridional (IMED)
  • Maeli Caroline Brunetto de Oliveira maili@netvisual.com.br
  • Eliana Andréa Severo Faculdade Meridional (IMED)
  • Siliane Silveira de Aguiar Pessi Faculdade Meridional (IMED)

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v5i2.264

Palavras-chave:

Inovação de Processos. Serviço de Saúde Hospitalar. Hemodiálise. Hepatite.

Resumo

A inovação de processos tem se tornado relevante no desenvolvimento e melhoria dos serviços de saúde prestados pelas instituições hospitalares. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo verificar de que forma a Resolução da Anvisa no 11/2014, relacionada com materiais de hemodiálise, contribui para a inovação em processos de saúde nesse setor, alterando os cuidados assistenciais, incluindo a questão da contaminação por hepatites. A pesquisa caracterizou-se como estudo de caso, de natureza qualitativa e exploratória. O contexto de estudo foi o setor de hemodiálise do Hospital da Cidade de Passo Fundo, considerado unidade de referência para a região norte do Rio Grande do Sul. A coleta de dados consistiu em análise de relatórios sobre o número de atendimentos e perfil dos pacientes e entrevistas semiestruturadas com 12 funcionários do setor hospitalar. Os resultados apontaram que na instituição não é comum a contaminação por hepatites durante o procedimento de hemodiálise, sendo que há um controle rigoroso de qualidade do serviço prestado. A não reutilização de dialisadores e linhas arteriais e venosas de pacientes contaminados por hepatites pode ser considerada uma inovação importante, mas, em contrapartida, gerou aumento dos custos do serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Lusimar Falabrette, Faculdade Meridional (IMED)

Mestranda em Administração (IMED). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pós Graduada em Gestão da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Gerente Hospitalar (Hospital da Cidade)

Maeli Caroline Brunetto de Oliveira, maili@netvisual.com.br

Mestranda em Administração (IMED). Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Castelo Branco (UCB).

Eliana Andréa Severo, Faculdade Meridional (IMED)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Atualmente é professora do Mestrado Acadêmico em Administração e da Graduação em Administração da Faculdade Meridional (IMED/RS).

Siliane Silveira de Aguiar Pessi, Faculdade Meridional (IMED)

Mba em Liderança e Comportamento Organizacional pela IMED. Aluna do Mba em Gestão de Negócios da Saúde na IMED. Graduada em em Administrção pela IMED.Supervisora Administrativa da Hemodinâmica e Endoscopia do Hospital da Cidade de Passo Fundo.

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Falabrette, L., Oliveira, M. C. B. de, Severo, E. A., & Pessi, S. S. de A. (2016). Prestação de Serviço em Saúde Hospitalar: Uma Análise da Inovação dos Processos em Hemodiálise no Hospital da Cidade de Passo Fundo. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 5(2), 1–13. https://doi.org/10.5585/rgss.v5i2.264

Edição

Secção

Artigos