Gestores de serviços de saúde: a história de cada um sobre si

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v8i2.14927

Palavras-chave:

Identidade. Níveis Decisórios. Autogestão em Saúde. Competências Profissionais.

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer a identidade de gestores de nível tático de uma operadora de autogestão em saúde, considerando a história que cada um conta sobre si. Trata-se de pesquisa qualitativa descritiva, realizada com uso do método de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com os três gestores de nível tático da operadora em questão, e foram submetidos a análise de conteúdo. Ao contarem a história sobre aquilo que são, esses profissionais revelaram esferas essenciais ao processo de construção da identidade biográfica do indivíduo, apreendido mediante as dimensões temporais passado, presente e futuro. Eles falaram da família, dos pais, dos professores e, em especial, do percurso profissional e do “mundo vivido do trabalho”, além da forma como os vínculos estabelecidos nesses espaços e as experiências advindas das dimensões macroambiente, ambiente e contexto do trabalho se mostraram importantes para a construção positiva de si. Tal construção se mostrou indissociável da mobilização de competências profissionais para o enfretamento de diversos desafios no cotidiano do trabalho. Diante dos achados deste estudo, propõe-se sua continuação, articulando identidade e competência profissional de gestores das demais modalidades de operadoras que prestam assistência à saúde e de gestores que atuam em organizações públicas e filantrópicas do sistema de saúde do Brasil.

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Biografias Autor

Fátima Ferreira Roquete, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), docente dos Cursos de Graduação e Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde; Membro do Núcleo Gestão em Saúde (NUGES); Psicóloga; Mestre em Administração (Organizações e Recursos Humanos); Doutora em Ciências da Saúde/Enfermagem (Organização de Serviços de Saúde e Enfermagem). Áreas de interesse: Gestão de Serviços de Saúde; Psicologia Aplicada às Organizações; Identidade; Competências Profissionais; Gestão da Qualidade; Acreditação de Serviços de Saúde.

Monaliza Antunes Ferraz, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Experiência na área de Saúde, com atuação no segmento público e privado. Assistente Administrativo para Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), empresa pública responsável pela modernização da gestão dos hospitais universitários públicos.

Adriane Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Belo Horizonte, MG (Brasil).

Karla Rona da Silva, Santa Casa de Belo Horizonte – IEP SCBH. Belo Horizonte, MG (Brasil).

Doutora em Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte – IEP SCBH. Belo Horizonte, MG (Brasil). 

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Publicado

2019-08-29

Como Citar

Roquete, F. F., Ferraz, M. A., Vieira, A., & Silva, K. R. da. (2019). Gestores de serviços de saúde: a história de cada um sobre si. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 8(2). https://doi.org/10.5585/rgss.v8i2.14927

Edição

Secção

Artigos