Eficiência dos Gastos Públicos em Saúde no Brasil: Estudo Sobre o Desempenho de Estados Brasileiros

Autores

  • Marcia Andrett Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Fabricia Silva da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
  • Maria Margarete Baccin Brizolla UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v7i2.12799

Palavras-chave:

Eficiência, Saúde, Análise Envoltória de Dados.

Resumo

O objetivo do presente estudo é verificar a eficiência dos gastos públicos estaduais com saúde no Brasil. Para atender este objetivo foram analisados, no período de 2005 a 2014, os vinte e seis estados brasileiros e o Distrito Federal. Os dados foram coletados do Sistema de Coletas de Dados Contábeis dos Entes da Federação e do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A análise da eficiência é realizada por meio do método de Análise Envoltória de Dados. Os resultados revelam que dentre as 27 unidades federativas, apenas o Estado do Maranhão se mostrou eficiente em todo o período analisado (2005 a 2014), sendo que 9 se mostraram eficientes em pelo menos 1 ano no período analisado com relação aos indicadores de saúde. Conclui-se que os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal apesar dos esforços financeiros com a saúde, o desempenho está aquém do nível esperado de eficiência para o atendimento à população com vacinação, atenção básica, internações, atendimento ambulatorial e número de estabelecimentos de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marcia Andrett, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, (Brasil). Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Fabricia Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Doutora em Contabilidade pela Universitat de València – UV, Valência, (Espanha). Pós-Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, (Brasil). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Margarete Baccin Brizolla, UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, Santa Catarina, (Brasil). Pós-Doutoranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI, Rio Grande do Sul (Brasil).

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Andrett, M., Lunkes, R. J., Rosa, F. S. da, & Brizolla, M. M. B. (2018). Eficiência dos Gastos Públicos em Saúde no Brasil: Estudo Sobre o Desempenho de Estados Brasileiros. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 7(2), 114–128. https://doi.org/10.5585/rgss.v7i2.12799

Edição

Secção

Artigos