Avaliação do uso de contraceptivo de emergência em distintas regiões de São Paulo

Autores

  • Geisa Pereira dos Santos Universidade Nove de Julho
  • Jaqueline Rocha Borges dos Santos Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i2.2337

Palavras-chave:

Anticoncepção pós-coito, Educação em saúde, Orientação.

Resumo

Introdução: A contracepção de emergência (pós-coito) pode ser utilizada por mulheres após uma relação sexual desprotegida. Todavia, é usada de maneira descontrolada por adolescentes e adultas. Objetivo: Desse modo, objetivou-se identificar o perfil das consumidoras de contraceptivos de emergência. Método: Farmacêuticos de trinta farmácias de pequeno, médio e grande porte nas regiões: norte, leste, oeste e centro de São Paulo foram entrevistados. Três marcas diferentes do fármaco levonorgestrel foram consideradas quanto ao consumo, por ordem decrescente de preço, respectivamente: A, B e C. Resultados: Verificou-se que 87% dos farmacêuticos apontaram que as jovens são as principais usuárias do fármaco. A procura por orientação farmacêutica atingiu 73%; em contrapartida, o medicamento foi comercializado sem prescrição médica. Apenas em 16% das farmácias houve relatos de ocorrência de reações adversas. Embora a marca B tenha sido a mais comercializada (44%), houve diferenças de consumo por custo versus perfil socioeconômico nas regiões estudadas. Conclusão: O estudo mostrou a necessidade de programas educativos sobre contracepção de emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Pereira dos Santos, Universidade Nove de Julho

Farmacêutica formada pela UNINOVE.

Jaqueline Rocha Borges dos Santos, Universidade Nove de Julho

Farmacêutica, mestre em farmacologia e doutoranda em farmacologia, ministrando as seguintes disciplinas: Farmacologia, Farmacoterapia e Farmácia Clínica. Integrante do grupo de pesquisa em Farmacologia, na referida Instituição de Ensino Superior.

Downloads

Publicado

07.07.2011

Como Citar

1.
Santos GP dos, Santos JRB dos. Avaliação do uso de contraceptivo de emergência em distintas regiões de São Paulo. Cons. Saúde [Internet]. 7º de julho de 2011 [citado 19º de abril de 2024];10(2):387-94. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/2337

Edição

Seção

Revisões de literatura