Efeitos do programa de exercícios sobre a antropometria e pressão arterial de indivíduos obesos

Bruna Ziderich Silva, Eni Gabriel Silva, Franciane Da Cruz Costa, Joelma Alves Santos, Poliane Da Silva Pereira, Érica Blascovi de Carvalho, Gerson Santos Leite, Cezar Augusto Souza Casarin, Christiano Bertoldo Urtado

Resumo


Objetivo: Analisar os efeitos de um programa de exercícios sobre variáveis antropométricas e a pressão arterial (PA) de obesos. Métodos: Para isso, 25 indivíduos com idade média de 53,8 ± 12,5 anos e índice de massa corporal (IMC) médio de 33,1 ± 2,5 kg/m2 foram submetidos a 12 semanas de treinamento de força e aeróbio. No início e após o término do treinamento a PA foi aferida pelo método auscultatório e o peso corporal, a estatura e as circunferências corporais foram mensurados para os cálculos do IMC e relação cintura-quadril. Foi aplicado o teste “t” Student pareado e teste de Willcoxon (p< 0,05) para verificar possíveis efeitos do treinamento nas variáveis estudadas. Resultados: A pressão arterial sistólica diminuiu 10,6% e a diastólica 11,1% (p<0,05) após o treinamento. Conclusão: Concluiu-se que o programa de exercícios físicos contribuiu para a redução da PA de indivíduos obesos.

Palavras-chave


Exercício físico; Obesidade; Pressão arterial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v10i2.2548

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.