Prioridades em saúde de escolares do ensino médio
Cati Reckelberg Azambuja, Liliani Mathias Brum, Cristiane Kohler Capilosvky, Felipe Vogt Cureau, Paola Marques Duarte, Daniela Lopes dos Santos, Maria Rosa Chitolina Schetinger
Resumo
Objetivo: Neste estudo, objetivou-se identificar qual dos condicionantes de saúde é considerado como o mais importante para estudantes do ensino médio das redes pública e privada da cidade de Santa Maria (RS), Brasil. Métodos: Os 1.142 alunos do ensino médio participantes responderam um questionário fechado com informações sociodemográficas e sobre estilo de vida. Resultados: Como resultado das prioridades em saúde, o primeiro lugar foi para o perfeito bem-estar físico, mental e social (36,5%; n=408), seguido pelo estilo de vida saudável (27,5%; n=308), ausência de doenças e enfermidades (22,9%; n=256) e boas condições de vida e de trabalho (13,1%; n=147). Conclusão: Verificou-se que a maioria dos escolares coloca como prioridade para a saúde a condição de perfeito bem-estar físico, mental e social, estando em conformidade com o conceito preconizado pela Organização Mundial da Saúde.
Palavras-chave
Ensino; Estilo de vida; Estudantes; Saúde.
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n2.4037
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