Avaliação do conhecimento do paciente em programas de reabilitação cardíaca no Nordeste e Sul do Brasil

Autores

  • Gabriela Lima de Melo Ghisi University of Toronto
  • Rafaella Zulianello dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thiago Renee Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Irany Knackfuss Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Magnus Benetti Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4334

Palavras-chave:

Conhecimento, Doença da artéria coronariana, Educação, Questionários, Reabilitação.

Resumo

Introdução: A educação do paciente em reabilitação cardíaca é eficaz quando há informações precisas sobre o que os participantes sabem a respeito do seu estado de saúde e fatores relacionados. Objetivo: Avaliar o conhecimento do paciente coronariano sobre sua condição, comparando dois programas privados de reabilitação. Métodos: Duas amostras de pacientes coronarianos participantes de programas de reabilitação cardíaca no Nordeste e no Sul do Brasil foram comparados transversalmente. O conhecimento dos participantes foi avaliado por meio do questionário CADE-Q, validado psicometricamente em um estudo anterior. Os dados foram analisados por estatística descritiva, Qui-quadrado, testes “t” e Anovas. Resultados: Os pacientes do Sul apresentaram conhecimento médio total estatisticamente maior do que o dos voluntários do Nordeste, destacando-se fisiopatologia e sinais e sintomas. Conclusão: Embora as amostras tenham sido semelhantes, há diferenças entre o conhecimento dos pacientes do Sul e o dos voluntários do Nordeste, que devem ser levadas em consideração, quando programas de educação forem elaborados.

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Publicado

28.01.2014

Como Citar

1.
Ghisi GL de M, Santos RZ dos, Felipe TR, Knackfuss MI, Benetti M. Avaliação do conhecimento do paciente em programas de reabilitação cardíaca no Nordeste e Sul do Brasil. Cons. Saúde [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 16º de abril de 2024];12(4):611-20. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4334

Edição

Seção

Ciências aplicadas