Comparação dos níveis de flexibilidade de mulheres praticantes de hidroginástica e Pilates

Autores

  • Alisson Padilha de Lima Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Alanna Severino Duarte Silva Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/ULBRA
  • Fabrício Bruno Cardoso Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n3.4981

Palavras-chave:

Exercício físico, Flexibilidade, Imersão, Mulheres.

Resumo

Objetivo: Comparar o efeito de dois programas de exercícios físicos diferentes na flexibilidade de mulheres. Métodos: Participaram do estudo 200 mulheres. Para avaliação, utilizou-se o flexiteste por ser um instrumento eficaz e de baixo custo. Efetuou-se análise estatística por meio de comparações do teste Mann-Whitney. Resultados: Encontrou-se diferença significante entre as medidas das praticantes de Pilates em relação às de hidroginástica Z(U)=1,95, revelou-se um p<0,02. Conclusão: As praticantes de Pilates obtiveram escores mais significantes em comparação às de hidroginástica, este achado pode estar associado ao fato de o método Pilates ser delineado para o ganho de força e flexibilidade, enquanto a hidroginástica é baseada na perspectiva de melhoria da aptidão física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Padilha de Lima, Universidade de Passo Fundo - UPF

Educador Físico, Programa de Mestrado em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo - UPF/RS, Bolsista CAPES/PROSUP, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alanna Severino Duarte Silva, Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/ULBRA

Fisioterapeuta, Graduada pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/ULBRA, Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Fabrício Bruno Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Educador Físico, Centro de Estudos em Neurociências e Educação - NEUROEDUC/UFRJ, Programa de Doutorado em Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - IBCCF/UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

21.01.2016

Como Citar

1.
Lima AP de, Silva ASD, Cardoso FB. Comparação dos níveis de flexibilidade de mulheres praticantes de hidroginástica e Pilates. Cons. Saúde [Internet]. 21º de janeiro de 2016 [citado 6º de julho de 2024];14(3):363-9. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4981

Edição

Seção

Artigos