Fisioterapia em grupo melhora o equilíbrio e a funcionalidade de indivíduos com hemiparesia

Késia Maísa Amaral-Felipe, Patrícia de Aguiar Yamada, Ana Elisa Zuliani Stroppa Marques, Cristiane Rodrigues Pedroni, Flávia Roberta Faganello-Navega

Resumo


Introdução: O treinamento em grupo parece ser uma opção eficaz na melhora de alterações de indivíduos acometidos pelo Acidente Vascular Encefálico. Objetivo: Avaliar a influência do tratamento fisioterapêutico em grupo na funcionalidade e no equilíbrio de sujeitos com hemiparesia. Métodos: 12 sujeitos com hemiparesia, de ambos os sexos, com média de idade de 59.85 (±7.24) anos foram avaliados quanto à funcionalidade e o equilíbrio utilizando o Índice de Barthel modificado e a Escala de Equilíbrio de Berg respectivamente, antes e após as sessões de tratamento. O tratamento foi realizado durante 90 dias, totalizando 36 sessões, três vezes por semana com duração de 60 minutos. O protocolo envolvia exercícios de fortalecimento, equilíbrio, coordenação motora fina e grosseira, e, alongamentos musculares. Resultados: Houve melhora significativa tanto da funcionalidade (p=0.019), quanto do equilíbrio (p=0.018) dos sujeitos. Conclusão: O tratamento em grupo foi capaz de melhorar a funcionalidade e o equilíbrio de indivíduos com hemiparesia.

Palavras-chave


Acidente Vascular Encefálico; Equilíbrio; Fisioterapia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v15n3.6302

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.