Valores preditos para as pressões respiratórias máximas em crianças

Authors

  • Raíssa de Oliveira Borja Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tania Fernandes Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Diana Amélia de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thalita Medeiros Fernandes de Macêdo
  • Waléria Cristina Miranda de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v14n2.5109

Keywords:

Criança, Força muscular, Músculos respiratórios, Testes de função respiratória, Valores de referência.

Abstract

Introdução: Equações de referência são utilizadas para predizer valores de normalidade de pressões respiratórias máximas. Objetivo: Elaborar equações preditivas para as pressões respiratórias máximas de crianças. Métodos: Um total de144 crianças saudáveis, com idade entre 7 e 11 anos, foram avaliadas. As pressões inspiratória e expiratória máximas foram avaliadas utilizando um manovacuômetro digital a partir do volume residual e da capacidade pulmonar total, respectivamente. Resultados: As variáveis sexo, idade e peso apresentaram associação com a pressão inspiratória máxima, enquanto que a pressão expiratória máxima, além das variáveis anteriormente citadas, também mostrou associação com a altura. Após a análise de regressão, apenas o sexo e a idade permaneceram exercendo influência sobre a variabilidade das pressões inspiratória e expiratória máximas. Conclusões: Este estudo disponibiliza valores de referência e propõe dois modelos de equação que predizem o valor das pressões respiratórias máximas de crianças entre 7 e 11 anos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Karla Morganna Pereira Pinto de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Natal, RN

Doutorado e Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde . Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Published

2015-08-11

How to Cite

1.
Borja R de O, Campos TF, Freitas DA de, Macêdo TMF de, Mendonça WCM de, Mendonça KMPP de. Valores preditos para as pressões respiratórias máximas em crianças. Cons. Saúde [Internet]. 2015 Aug. 11 [cited 2024 Jul. 4];14(2):187-94. Available from: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/5109

Issue

Section

Artigos