Iniciação esportiva para crianças de segunda infância

Autores

  • Roberto Gimenez UNINOVE e UNICID, São Paulo
  • Herbert Ugrinowitsch UNINOVE e UNI-SANTANA, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v1i0.171

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Educação Física, esporte.

Resumo

O presente ensaio aborda o problema da especialização esportiva precoce, cada vez mais comum nos programas de atividade motora direcionados às crianças de Segunda Infância. Para tanto, são discutidas algumas características fisiológicas, cognitivas, sociais e motoras das crianças dessa faixa etária, com o intuito de auxiliar a tomada de decisões sobre a natureza dos programas de intervenção relacionados ao esporte. Sugere-se que os programas destinados a essas crianças devam basear-se, sobretudo, em atividades rítmicas, de auto-testagem e jogos de regras, e que não deixem de levar em consideração as peculiaridades da faixa etária. Por isso, recomenda-se que esses programas, na medida do possível, sejam norteados por pressupostos da abordagem desenvolvimentista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Gimenez, UNINOVE e UNICID, São Paulo

Mestre em Educação Física, membro do Laboratório de Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esporte da USP; Professor dos Cursos de Educação Física da UNICID e UNINOVE.

Herbert Ugrinowitsch, UNINOVE e UNI-SANTANA, São Paulo

Mestre em Educação Física, membro do Laboratório de Comportamento Motor da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Professor dos Cursos de Educação Física da UNI-SANTANA e UNINOVE.

Downloads

Publicado

02.01.2008

Como Citar

1.
Gimenez R, Ugrinowitsch H. Iniciação esportiva para crianças de segunda infância. Cons. Saúde [Internet]. 2º de janeiro de 2008 [citado 17º de julho de 2024];1:53-60. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/171

Edição

Seção

Ensaios