O Carnaval Não Pode Parar: A Instituição da Substituição Tributária Progressiva em Desrespeito ao Princípio da Improjetabilidade da Lei Tributária

Autores

  • Vicente de Paulo Augusto de Oliveira Júnior Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Maria Lírida Calou de Araújo e Mendonça Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v2i2.89

Palavras-chave:

Substituição Tributária. Improjetabilidade. Segurança Jurídica.

Resumo

A promulgação da Emenda Constitucional de nº. 3, de 1993, promoveu uma alteração na responsabilização ou substituição tributária, com a inclusão do parágrafo sétimo no artigo 150 da Constituição Federal de 1988, permitindo que uma lei pudesse autorizar a formação da obrigação tributária, tendo por fundamento um fato gerador futuro ou presumido. Essa medida gerou controvérsias na doutrina e na jurisprudência, e levantou hipóteses acerca dos prejuízos não somente ao substituto, como também ao substituído e todo o Estado Democrático de Direito, ao gerar inseguranças jurídicas. Nesse contexto, analisando-se posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, verificou-se que o princípio da improjetabilidade da lei tributária surge como uma barreira aos abusos e violações que podem ocorrer com a substituição tributária progressiva, dando condições ao contribuinte não de evitar que o carnaval continue, mas, ao menos, aproveitar a festa sem sofrer violações aos princípios e previsões legais do Sistema Tributário Nacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente de Paulo Augusto de Oliveira Júnior, Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Mestre em Direito Constitucional nas Relações Privadas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com bolsa PROSUP/CAPES. Pesquisador nas áreas de Direito da Propriedade Intelectual, Análise Econômica do Direito e Direito Tributário. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Administrativo e Tributário (GEPDAT) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC), da Universidade de Fortaleza.

Maria Lírida Calou de Araújo e Mendonça, Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Pós-Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Representante e Professora do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora aposentada da UFC e adjunta do programa de graduação e, também, especialização da UNIFOR. Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Pesquisadora-Chefe do Projeto Identificação do Patrimônio Cultural Imaterial do Cariri Cearense, vinculado ao CNPq e realizado na UNIFOR. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direito Administrativo e Tributário (GEPDAT).

Downloads

Publicado

2013-12-21

Como Citar

DE OLIVEIRA JÚNIOR, Vicente de Paulo Augusto; MENDONÇA, Maria Lírida Calou de Araújo e. O Carnaval Não Pode Parar: A Instituição da Substituição Tributária Progressiva em Desrespeito ao Princípio da Improjetabilidade da Lei Tributária. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 501–534, 2013. DOI: 10.5585/rtj.v2i2.89. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9208. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos