Submissões Online
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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Diretrizes para Autores
SUBMISSÃO DE TRABALHOS - ASPECTOS ÉTICOS, TÉCNICOS E DIREITOS AUTORAIS
Submissão
- Usar o template da revista - acesse aqui.
- Escolher o idioma do formulário de submissão de acordo com a língua principal do artigo.
- Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo site da Revista: Submissões online.
- Utilize o campo “Comentários ao editor” (passo 1) para acrescentar informações complementares ao editor e/ou equipe editorial.
- Manual para Autores - submissão em cinco passos.
AUTORIA, IDIOMA, SEÇÕES, INEDITISMO
Autoria
- Não serão admitidas submissões que possuírem mais de dois autores, ressalvados os casos previstos em chamada especial de artigos;
- Cada submissão deverá contar, obrigatoriamente, com pelo menos um autor com o título de doutor;
- Cada autor/coautor só poderá ter um manuscrito em tramitação, entre o início da submissão, e a avaliação final.
Idiomas e seções
- A revista aceita submissões em inglês, francês, italiano ou espanhol;
- Toda submissão em língua estrangeira é obrigatória ter resumo e palavras chave na língua portuguesa;
- Podem ser apresentados à análise da Comissão Editorial Artigos, Estudos, Comentários e Resenhas.
Ineditismo
- Os trabalhos devem ser inéditos no Brasil, e não podem ser submetidos à avaliação simultânea em outro periódico, bem como em Eventos Científicos.
- Textos já veiculados em eventos não podem ultrapassar um ano de sua divulgação e devem ter a data explicitada.
- A Resenhas devem ter no máximo um ano entre o lançamento da obra, e a data da publicação do artigo.
METADADOS – AUTORES E ARTIGO
Autores
- Todos os autores devem ser inseridos nos metadados do artigo na plataforma de submissão da revista, uma vez que não é permitido a inclusão de autores após a submissão;
- Recomendado que todos tenham cadastro – clique aqui;
- Preencher todos os campos do perfil: nome (sem abreviação), e-mail; instituição de vínculo (nome por extenso e sigla), país e resumo da biografia (titulação, instituição, área de atuação, departamento);
- Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID). Caso não possua, fazer o cadastro através do link: https://orcid.org/register. O registro é gratuito;
- No campo URL informar o endereço do Currículo Lattes.
- Na ausência de um dos critérios acima, a submissão é arquivada, e os autores comunicados.
Artigo
- Informar o título do artigo, em português e em língua estrangeira (inglês, francês, italiano ou espanhol);
- Não usar caixa alta no título do artigo;
- Indicar as palavras-chave com iniciais minúsculas, separadas por ponto e vírgula (quando for nome próprio usar inicial maiúscula).
As submissões com metadados incompletos serão arquivadas
RESUMO EM PORTUGUÊS E EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Até 10 linhas;
- Palavras-chave formadas por expressões de no máximo 03 termos, espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado;
- As palavras-chave de ambos os resumos devem estar com iniciais minúsculas e separadas por ponto e vírgula, de acordo com a NBR 6028:2021 – Resumos, resenha e resenção. Se for nome próprio usar inicial maiúscula.
FORMATAÇÃO DO ARTIGO EM WORD
- Usar o template da revista – clique aqui;
- Informar o título do artigo, em português e em língua estrangeira (inglês, francês, italiano ou espanhol) em fonte Times New Roman, tamanho 14, alinhamento centralizado e negrito;
- Corpo subdivido em introdução, desenvolvimento, conclusão e referências (apenas o desenvolvimento poderá estar subdividido em itens e/ou subitens e conter a respectiva numeração das seções e subseções - consultar NBR 6024:2012 – Numeração progressiva;
- O texto, incluindo espaços, e consideradas as referências, citações, notas, gráficos e mapas, deverá conter o seguinte número de páginas: Artigo científico: de 15 a 30 laudas; Resenha: de 15 a 30 laudas; Estudos e comentários: de 3 a 10 laudas.
- No corpo do texto, espaçamento parágrafo 1,5 cm, fonte Times News Roman tamanho 12;
- Usar negrito apenas para itens, subitens do desenvolvimento e referências;
- Fonte Times News Roman tamanho 10 para citações e notas de rodapé, espaço entre caracteres normal, sem separação de sílabas;
- Os quadros, tabelas, gráficos, e ilustrações devem apresentar as respectivas legendas, citando a fonte completa;
- Ao final, obrigatoriamente, a lista de referências utilizadas, e citadas no texto;
- As citações devem adotar o padrão autor-data, ou seja, não usar notas de referências em nota de rodapé;
- Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico enquanto neologismos ou acepções incomuns devem ser escritas entre “aspas”.
Identificação no artigo
A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Microsoft Word:
Iniciar em Arquivo, no menu principal, e clicar na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.
Na ocasião de autocitação usar AUTOR 1, AUTOR 2 para que não prejudique a avaliação as cegas.
Avaliação
- Os trabalhos submetidos à Comissão Editorial são avaliados por meio do sistema double blind peer review quanto a seu mérito científico - consulte Processo de Avaliação pelos Pares;
- Os artigos são avaliados quanto aos requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a estas instruções editoriais na primeira avaliação denominada como desk review técnico;
- Todos os trabalhos são submetidos à leitura de, pelo menos, dois pareceristas, garantidos sigilo e anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas;
- As sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, são encaminhadas ao(s) autor(es);
- O corpo de avaliadores da Revista é formado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros que possuam aderência aos temas dos artigos;
- A Comissão Editorial pode aceitar ou não os artigos a ela submetidos e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação;
- Os autores concordam com a exclusividade de primeira publicação eletrônica do artigo pela Revista Thesis Juris;
- A Instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
NORMAS TÉCNICAS E TABELAS
As normas para citações nos textos a serem publicados na Revista Thesis Juris deverão seguir as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Referencias - ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação - Referências
- Elaboração – item 6.3: Alinhadas à esquerda, espaço simples.
- Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/.
- Os links das referências de documentos eletrônicos devem ser ativos com data de acesso atual;
- Devem ser apresentadas em ordem alfabética;
- Usar o recurso tipográfico negrito nos títulos que devem ser destacados;
- Ao final do artigo, apresentar, obrigatoriamente, a lista de referências citadas no corpo do texto normatizadas em ABNT 6023/2018;
- Não indicar o que não foi citado no texto, e vice-versa;
- Ao referenciar uma fonte, atente à ordem dos elementos, à pontuação e, principalmente, às informações essenciais que devem ser fornecidas.
Notas de rodapé
- Não usar nota de referência/citação pois a revista adota o sistema autor data, ou seja, as referências devem ser reunidas no final do artigo, e as citações no corpo do artigo;
- O uso de notas explicativas pode ser empregado.
Citações - ABNT NBR 10520:2002
Há duas maneiras de citar uma fonte: direta (respeitando redação, ortografia e pontuação originais) ou indireta, na qual se usa apenas o conceito da fonte, que não aparece de forma literal ou textual.
Observe: A ironia seria assim uma forma implícita de heterogenia, mostrada conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).
Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara.”
Outro autor nos informa que “[...] apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293).
No caso de o trecho citado ultrapassar 3 linhas, deve-se adotar recuo à direita de 4 cm, justificação do parágrafo sem o uso de aspas, em tamanho 10 e com entrelinhas simples.
Observe: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador.
Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão [...] (NICHOLS, 1993, p. 181).
Na ocasião de auto citação usar AUTOR 1, AUTOR 2 para que não prejudique a avaliação as cegas.
Unidades de medida
- Devem seguir os padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) - https://www.bipm.org/en/home;
- Em casos excepcionais, a unidade adotada deve ser seguida da unidade expressa no SI, entre parênteses.
Tabelas
Para formatação de tabelas: Normas de apresentação tabular do IBGE. 3. Ed. Rio de Janeiro, 1993.
Normas bibliográficas utilizadas
Revista Thesis Juris adota as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do IBGE para Tabelas:
NBR 10520:2002 – Citações - Apresentação
NBR 6022:2018 – Apresentação de Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica
NBR 6023:2018 – Referencias - Elaboração
NBR 6024:2012 - Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento
NBR 6028:2021 - Informação e documentação – Resumo, resenha e resenção.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- O arquivo deve estar em formato Microsoft Word e no Template da revista - clique aqui;
O artigo possui máximo de dois autores e pelo menos um deles tem o título de doutor;
O artigo atende a todos os aspectos normativos descritos em "Diretrizes para autores";
Autores se comprometem que a contribuição é original e inédita, não foi submetida e nem está sendo está sendo avaliada para publicação em evento científico, ou já foi publicado em Anais, sejam eles impressos ou eletrônicos;
Autores estão de acordo com a Declaração de Direito Autoral da Revista;
Autores concordam com a publicação do artigo adotada pela revista sob a Licença 4.0 - Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores declaram que não há Conflitos de Interesses, e que na ocasião de Patrocínio, o mesmo foi informado nos metadados da submissão, no campo Agencia de Fomento;
- Autores concordam com o uso de seus dados pessoais para finalidades explicitas no TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma livre, informada e transparente.
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC BY-NC-SA 4.0 - que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria, e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.
Política de Privacidade
TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO
Em observância à Lei nº. 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), artigos 5º inciso XII, art. 2, inciso IV, art. 4, inciso II, alínea b, a Revista Thesis Juris de forma transparente estabelece sua Política de Privacidade com o TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma a respeitar e informar o uso dos dados pessoais, no fluxo de publicação dos artigos.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados de forma intencional para outras finalidades ou a terceiros, com exceção das indexações em bases de dados e diretórios, de acordo com a Declaração de Direito Autoral.
Do Consentimento - Tratamento
Autorizo a Revista Thesis Juris, na condição de agente de tratamento, tratar meus dados pessoais, no sentido de: coletar, utilizar, acessar, transmitir, anonimizar, processar, arquivar, armazenar, eliminar, avaliar.
Dados coletados pela Revista Thesis Juris
Pronome de tratamento | E-mail* |
Nome* | Orcid iD |
Nome do meio | URL |
Sobrenome* | Fone |
Iniciais | Fax |
Sexo | Endereço Postal |
Instituição/Afiliação | País |
Assinatura | Resumo da Biografia |
*Obrigatórios para finalizar o cadastro.
Definição de cada tipo de Tratamento
Coletar: no momento do cadastro o autor fornece dados os quais são coletados, arquivados e armazenados no banco de dados da revista. Não coletamos dados sensíveis. O cadastro é feito de maneira espontânea e a senha pessoal e intransferível.
Utilizar: utilizamos alguns dos dados coletados, para inserir nos artigos diagramados que serão publicados, são eles: nome completo, Instituição, e-mail (se autorizado pelos autores), titulação. Tais dados são critérios de avaliação das revistas, por parte da CAPES/Qualis e indexadores. Os indexadores atuais podem ser consultados aqui.
Utilização do e-mail: são enviados e-mails acerca do fluxo editorial, declarações de revisões, números e artigos publicados, chamadas especiais, alterações de Diretrizes e editores. O uso do e-mail no artigo publicado é realizado mediante autorização do autor.
Acessar: acessamos os dados no momento da edição/atualização dos metadados antes da publicação para não termos conflito no deposito do DOI, Orcid id, Currículo Lattes.
Transmitir: como meio de garantir a preservação digital, a revista transmite de forma automática os números publicados para o Sistema LOCKSS e Rede Cariniana. É transmitido, da mesma forma, mas para indexação em repositórios, pelo Open Archives Initiative – OAI.
Anonimizar: para garantir a avaliação às cegas, todos artigos que vão para avaliação, é verificado se consta nomes pessoais em propriedades. Na ocasião de ter nomes, é usada a ferramenta do Word para inspecionar o documento, e retirar as propriedades. O mesmo procedimento é adotado quando o parecerista faz anotações no artigo, e é necessário enviarmos para os autores.
Processar: dados da submissão, são processamos em arquivo XML, ou enviados pelo sistema para a Crossref, com objetivo de gerar o número DOI, e assim viabilizar para o artigo um link persistente, bem como sua individualização.
Arquivar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, ficam no banco de dados da revista, sendo que no primeiro caso são transmitidos para o LOCKSS e Rede Cariniana como Política de Preservação.
Armazenar: os dados de cadastro e submissão, tanto as que foram publicadas, como as rejeitadas e arquivadas, e os cadastros que foram solicitadas exclusão ficam armazenados no banco de dados da revista.
Eliminar: dados de cadastro não são eliminados de forma definitiva, ficam sem papel definido, ou ainda pode ter acesso bloqueado, no caso de autor que cometeu plagio e/ou autoplágio, como definido na Política de Plágio. Dados de submissão não são eliminados para fins de manutenção do histórico do artigo, e emissão de declarações pelos autores e pareceristas, de acordo com o Art. 16 da Lei nº. 13.709/18. Dados das propriedades dos artigos doc. são eliminados em propriedades para manter a integridade da Avaliação por pares cega. A qualquer tempo o usuário é livre para solicitar a exclusão do banco de dados da Revista, e assim não receber mais comunicações da mesma.
Avaliar: os dados de submissão são avaliados quanto ao preenchimento correto para não ter conflito com o DOI, Orcid id, Currículo Lattes e indexação. Todo usuário pode solicitar a atualização de informações, bem como realizá-las em editar perfil.
Toda e qualquer solicitação dos titulares de dados pode ser feita através do e-mail: thesis@uninove.br
- Algumas solicitações que podem ocorrer: alteração de e-mail, correção de nome quanto à grafia errada, titulação, Instituição, cidade, pais, dentre outras.
Cadastro na Revista
O cadastro na Revista é livre, pessoal e intransferível. A Equipe Editorial não está autorizada a cadastrar usuários, com exceção dos Avaliadores após aceite do convite enviado. Em ambos os casos as senhas são pessoais.
Dados sensíveis e coleta de dados
Afirmamos que a coleta dos dados são todos baseados nas boas práticas e boa fé, e nos princípios da LGPD, e não coletamos dados sensíveis.
Uso de imagens nos artigos
De modo a garantir direitos autorais de imagens com pessoas, fotografias, tabelas e figuras, a revista avalia toda imagem e fonte informada pelos autores, e na falta de autorização adequada não é publicado no artigo.
Consentimento dos usuários – leitores, autores, avaliadores
Diante de todo exposto, e cientes das etapas e consequências de tratamento dos dados pessoais, os autores concordam com o uso de seus dados pessoais para finalidades explicitas nesse TERMO DE PRIVACIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, de forma livre, informada e transparente.
Cumpre esclarecer ainda que esse TERMO pode sofrer alterações, de acordo com alterações da LGPD, ou formas de tratamento do controlador da Revista, e que caso ocorra será amplamente divulgado.
Equipe Editorial Revista Thesis Juris
Referências
SOUZA, Rosilene Paiva Marinho et al. Lei de Proteção de Dados Pessoais e o Open Journal Systems: política de gestão de dados pessoais em revistas. Brasília: Ibict, 2021. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Cartilha_01-Lei_de_Protecao_de_Dados_Pessoais_e_o_Open_Journal_System.pdf
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm