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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Não serão admitidas submissões que possuírem mais de dois autores, ressalvados os casos previstos em chamada especial de artigos.
  2. Cada submissão deverá contar, obrigatoriamente, com pelo menos um autor com o título de doutor.
  3. Cada autor só poderá ter um manuscrito em tramitação, entre o início da submissão, e a avaliação final.
  4. Os textos submetidos deverão ser inéditos.

Submissão

Usar o template da revista - acesse aqui.

Escolher o idioma do formulário de submissão de acordo com a língua principal do artigo.

Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente pelo site da Revista: Submissões online.

Utilize o campo “Comentários ao editor” (passo 1) para acrescentar informações complementares ao editor e/ou equipe editorial.

Metadados – dados autores e artigo (resumos/palavras-chave)

Autores

  • Cada submissão deverá contar, obrigatoriamente, com pelo menos um autor com o título de doutor;
  • Todos os autores devem ser inseridos nos metadados do artigo na plataforma de submissão da revista;
  • Recomendado que todos tenham cadastro – clique aqui;
  • Preencher todos os campos do perfil: nome (sem abreviação), e-mail; instituição de vínculo (nome por extenso e sigla), país e resumo da biografia (titulação, instituição, área de atuação, departamento);
  • Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID). Caso não possua, fazer o cadastro através do link: https://orcid.org/register. O registro é gratuito;
  • No campo URL informar o endereço do Currículo Lattes.

 Artigo

  • Informar o título do artigo, em português e em língua estrangeira (inglês, francês, italiano ou espanhol);
  • Não usar caixa alta no título do artigo;
  • Indicar as palavras chave com iniciais minúsculas, separadas por ponto e vírgula (quando for nome próprio usar inicial maiúscula);

 Formatação do artigo em Word

1. Usar o template da revista – clique aqui;

2. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Microsoft Word;

Iniciar em Arquivo, no menu principal, e clicar na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar;

3. Na ocasião de auto citação usar AUTOR 1, AUTOR 2  para que não prejudique a avaliação as cegas;

4. Informar o título do artigo, em português e em língua estrangeira (inglês, francês, italiano ou espanhol) em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 14, alinhamento centralizado e negrito;

5. Resumo em português em até 10 linhas e 03 palavras-chave formadas por expressões de no máximo 03 termos, espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado.

6. Resumo e palavras-chave em língua estrangeira (inglês, francês, italiano ou espanhol), em até 10 linhas e 03 palavras formadas por expressões de no máximo 03 termos, espaçamento entre linhas simples, alinhamento justificado;

7. As palavras chave de ambos os resumos devem estar com iniciais minúsculas e separadas por ponto e vírgula, de acordo com a NBR 6028:2021 – Resumos, resenha e resenção. Se for nome próprio usar inicial maiúscula;

8. Corpo subdivido em introdução, desenvolvimento, conclusão e referências (apenas o desenvolvimento poderá estar subdividido em itens e/ou subitens e conter a respectiva numeração das seções e subseções - consultar NBR 6024:2012 – Numeração progressiva;

9. O texto, incluindo espaços, e consideradas as referências, citações, notas, gráficos e mapas, deverá conter o seguinte número de páginas:

  • Artigo científico: de 15 a 30 laudas;
  • Parecer: de 15 a 30 laudas;
  • Resenha: de 15 a 30 laudas;
  • Comentário de jurisprudência: de 3 a 10 laudas;
  • Estudos e comentários: de 3 a 10 laudas.

10. No corpo do texto, espaçamento parágrafo 1,5 cm, fonte Times News Roman tamanho 12;

11. Usar negrito apenas para itens, subitens do desenvolvimento e referências;

12. Fonte Times News Roman tamanho 10 para citações e notas de rodapé, espaço entre caracteres normal, sem separação de sílabas;

13. Os quadros, tabelas, gráficos, e ilustrações devem apresentar as respectivas legendas, citando a fonte completa;

14. Ao final, obrigatoriamente, a lista de referências utilizadas, e citadas no texto;

15. As citações devem adotar o padrão autor-data, ou seja, não usar notas de referências em nota de rodapé;

16. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico enquanto neologismos ou acepções incomuns devem ser escritas entre “aspas”.

NORMAS PARA CITAÇÕES, NOTAS DE RODAPÉ E REFERÊNCIAS

As normas para citações nos textos a serem publicados na Revista Thesis Juris deverão seguir as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.

Referencias - ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação - Referências

  1. Elaboração – item 6.3: Alinhadas à esquerda, espaço simples.
  2. Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/.
  3. Os links das referências de documentos eletrônicos devem ser ativos com data de acesso atual;
  4. Devem ser apresentadas em ordem alfabética;
  5. Usar o recurso tipográfico negrito nos títulos que devem ser destacados;
  6. Ao final do artigo, apresentar, obrigatoriamente, a lista de referências citadas no corpo do texto normatizadas em ABNT 6023/2018;
  7. Não indicar o que não foi citado no texto, e vice-versa;
  8. Ao referenciar uma fonte, atente à ordem dos elementos, à pontuação e, principalmente, às informações essenciais que devem ser fornecidas.

Notas de rodapé

  1. Não usar nota de referência/citação pois a revista adota o sistema autor data, ou seja, as referências devem ser reunidas no final do artigo, e as citações no corpo do artigo;
  2. O uso de notas explicativas pode ser empregado.

Citações - ABNT NBR 10520:2002

Há duas maneiras de citar uma fonte: direta (respeitando redação, ortografia e pontuação originais) ou indireta, na qual se usa apenas o conceito da fonte, que não aparece de forma literal ou textual.

Observe: A ironia seria assim uma forma implícita de heterogenia, mostrada conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara.”

Outro autor nos informa que “[...] apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293).

No caso de o trecho citado ultrapassar 3 linhas, deve-se adotar recuo à direita de 4 cm, justificação do parágrafo sem o uso de aspas, em tamanho 10 e com entrelinhas simples.

Observe: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador.

Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão [...] (NICHOLS, 1993, p. 181).

Na ocasião de auto citação usar AUTOR 1, AUTOR 2  para que não prejudique a avaliação as cegas.

Unidades de medida

  1. Devem seguir os padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI), elaborados pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM);
  2. https://www.bipm.org/en/home;
  3. Em casos excepcionais, a unidade adotada deve ser seguida da unidade expressa no SI, entre parênteses.

Normas bibliográficas utilizadas

Revista Thesis Juris adota as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do IBGE para Tabelas:

NBR 10520:2002 – Citações - Apresentação

NBR 6022:2018 – Apresentação de Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica

NBR 6023:2018 – Referencias - Elaboração

NBR 6024:2012 - Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento

NBR 6028:2021 - Informação e documentação – Resumo, resenha e resenção.

Tabelas

Normas de apresentação tabular do IBGE. 3. Ed. Rio de Janeiro, 1993.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O arquivo deve estar em formato Microsoft Word e no template da revista - clique aqui;
  2. O artigo atende a todos os aspectos normativos descritos em "Diretrizes para autores";
  3. O(s) autore(s) afirma(m), e se compromete(m) que a contribuição é original e inédita, não foi submetida, e nem está sendo está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  4. Os autores concordam com a exclusividade de primeira publicação do artigo pela revista Prisma Jurídico;
  5. Pelo menos um dos dois autores tem o título de doutor;
  6. O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pelo conteúdo do artigo submetido à revista e autoriza(m) sua publicação.
  7. O(s) autore(s) estão de acordo com a Declaração de Direito Autoral da Revista.

 

Declaração de Direito Autoral

A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC BY-NC-SA 4.0 - que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria, e publicação inicial nesta revista.

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.

 

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