Desapropriação, desocupação e função social: direitos indenizatórios do possuidor sobre o bem expropriado ou desocupado

Authors

  • Roberto Correia da Silva Gomes Caldas Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Thiago Penido Martins Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v4i3.285

Abstract

O objetivo do presente trabalho é analisar os institutos da desapropriação e da desocupação sob uma perspectiva atualizada dos problemas hodiernos que os cercam, dentre os quais o da necessidade de observância da função social da propriedade à luz dos direitos do possuidor a uma indenização pela perda do imóvel que ocupa, justificando-se, assim, tal análise pela necessidade de se adequar sua interpretação a essas premissas tidas como elemento a guiar a conduta das partes interessadas e do Estado. Ainda, ante o incentivo dado pelo Estado brasileiro à regularização fundiária urbana para fins de moradia ou interesse social, é necessário que se verifique a quem compete tal atribuição.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberto Correia da Silva Gomes Caldas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Mestre e Doutor em Direito Público pela PUC/SP Professor do Programa de Mestrado da UNINOVE Advogado no Brasil e em Portugal

Thiago Penido Martins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG, Minas Gerais

Mestre e Doutor em Direito Privado pela PUC/MG Professor da PUC/MG, FNH e FAMINAS Procurador Autárquico Municipal

Published

2015-12-16

How to Cite

CALDAS, Roberto Correia da Silva Gomes; MARTINS, Thiago Penido. Desapropriação, desocupação e função social: direitos indenizatórios do possuidor sobre o bem expropriado ou desocupado. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 433–450, 2015. DOI: 10.5585/rtj.v4i3.285. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9821. Acesso em: 18 may. 2024.