Priorização das categorias de incidentes em um setor de TI utilizando o analytic network process

Rafael Guimarães de Almeida, Thiago Brum Leite, Cecília Toledo Hernandez

Resumo


O presente artigo propõe uma metodologia de priorização dos principais incidentes atendidos pelo departamento de Tecnologia da Informação (TI) de uma universidade pública. Para isso, utilizou-se as recomendações da Biblioteca Information Technology Infrastructure Library (ITIL®), para identificação e categorização dos principais incidentes, e, posteriormente, o método Analytic Network Process (ANP), por meio do software SuperDecisions, a fim de determinar um ranking de prioridade nos atendimentos a tais incidentes, nos diferentes cenários analisados. Além disso, visando reduzir o número de cenários, compactando cenários similares em apenas um único cenário, através da teoria da compatibilidade, os vetores de decisão obtidos para tais cenários foram avaliados. Os resultados sugeriram, ao departamento de TI, diferentes formas de atuações, de acordo com os rankings gerados para cada cenário, e uma impossibilidade na generalização entre os cenários relacionados às visitas.

Palavras-chave


ITIL®; Métodos de apoio a decisão; ANP; SuperDecisions; Compatibilidade.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.11378

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