Aplicação do pré-condicionador Multigrid Algébrico baseado em Wavelet no cálculo magnéticos não lineares

Autores

  • Fabio Henrique Pereira Uninove, SP
  • Silvio Ikuyo Nabeta Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v7i2.1617

Palavras-chave:

Campos Magnéticos. Método dos Elementos Finitos. Métodos no Subespaço de Krylov. Multigrid Algébrico baseado em Wavelet. Pré-condicionadores.

Resumo

Este trabalho investiga o desempenho de diferentes -ciclos do método Multigrid Algébrico baseado em Wavelet (WAMG) como pré-condicionador dos métodos iterativos clássicos Bi-Gradiente Conjugado Estabilizado (BiCGStab) e Mínimo Resíduo Generalizado (GMRES) e Gradiente Conjugado (CG) na solução de sistemas de equações algébricas não lineares oriundos da análise de um motor de relutância chaveado composto pelo material ferromagnético aço S45C com curva de magnetização não linear, associado ao método de Newton-Raphson. Diversas configurações de métodos iterativos e pré-condicionadores serão utilizadas, dando especial atenção ao comportamento de convergência das diferentes técnicas, bem como aos tempos de processamento em cada caso. As técnicas de pré-condicionamento tradicionais, baseados nas decomposições incompletas de Cholesky e LU, serão utilizadas para fins de comparação dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Henrique Pereira, Uninove, SP

Professor/Pesquisador do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Nove de Julho - Uninove.

Silvio Ikuyo Nabeta, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Professor/Pesquisador do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PEA/EPUSP). Coordenador do Grupo de Máquinas e Acionamentos Elétricos (GMAcq).

Downloads

Publicado

07.02.2010

Como Citar

Pereira, F. H., & Nabeta, S. I. (2010). Aplicação do pré-condicionador Multigrid Algébrico baseado em Wavelet no cálculo magnéticos não lineares. Exacta, 7(2), 173–180. https://doi.org/10.5585/exacta.v7i2.1617

Edição

Seção

Artigos