Influência da priorização de veículos menos poluentes nos custos com combustível

Mateus Santana, Olívia Toshie Oiko

Resumo


A atividade de transporte contribui significativamente para agravar os impactos ambientais das atividades logísticas e, portanto, um forte objeto de estudo da Logística Verde. Neste estudo, foi analisada a pegada de carbono (CFP) de uma frota empresarial durante 12 meses, utilizando-se o método do GHG Protocol. Por observar que o custo pudesse ser uma barreira para a empresa adotar políticas que priorizem a redução de seus impactos ambientais, este trabalho investigou quão oneroso seria priorizar o uso de combustíveis e veículos menos poluentes. Assim, propôs-se um cenário em que se buscou minimizar os valores da CFP de tais viagens e, em outro, os gastos com combustível. Finalmente, comparou-se os impactos ambientais e financeiros entre os cenários por meio das métricas: Custo Incremental e Incremento Percentual em relação ao cenário de menor impacto ambiental. Foi possível mensurar a variação da CFP e dos custos financeiros, fornecendo à empresa embasamento para a tomada de decisão visando minimizar os impactos ambientais.


Palavras-chave


Logística Verde; Pegada de Carbono; Ecologística; GHG Protocol; Emissões Atmosféricas.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18554

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