Influência da priorização de veículos menos poluentes nos custos com combustível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18554

Palavras-chave:

Logística Verde, Pegada de Carbono, Ecologística, GHG Protocol, Emissões Atmosféricas.

Resumo

A atividade de transporte contribui significativamente para agravar os impactos ambientais das atividades logísticas e, portanto, um forte objeto de estudo da Logística Verde. Neste estudo, foi analisada a pegada de carbono (CFP) de uma frota empresarial durante 12 meses, utilizando-se o método do GHG Protocol. Por observar que o custo pudesse ser uma barreira para a empresa adotar políticas que priorizem a redução de seus impactos ambientais, este trabalho investigou quão oneroso seria priorizar o uso de combustíveis e veículos menos poluentes. Assim, propôs-se um cenário em que se buscou minimizar os valores da CFP de tais viagens e, em outro, os gastos com combustível. Finalmente, comparou-se os impactos ambientais e financeiros entre os cenários por meio das métricas: Custo Incremental e Incremento Percentual em relação ao cenário de menor impacto ambiental. Foi possível mensurar a variação da CFP e dos custos financeiros, fornecendo à empresa embasamento para a tomada de decisão visando minimizar os impactos ambientais.

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Biografia do Autor

Mateus Santana, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestrado em andamento em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Engenharia de Produção com ênfase em Agroindústria pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participou ativamente de diversas atividades extra-curriculares na UEM, como integrante do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção e da AIESEC em Maringá. Realizou pesquisas por 2 anos na área de Logística Verde e por 1 ano na área de Modelagem, Simulaçao e Otimização, ambas no Departamento de Engenharia de Produção da UEM.

Olívia Toshie Oiko, Universidade Estadual de Maringá – UEM

É graduada, mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP). Atuou na área de Logística de Manufatura e na implantação de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000. Desenvolveu atividades de pesquisa e consultoria relacionadas à Gestão de Melhoria, Avaliação de Desempenho, Benchmarking, com enfoque em Pequenas Empresas inseridas em Arranjos Produtivos Locais. Ministrou disciplinas de Administração da Produção, Logística, Arranjos Produtivos Locais e Engenharia do Produto. Atualmente, é professora adjunta no curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Maringá. Seus esforços de pesquisa estão voltados para o Fechamento do Ciclo de Vida de Produtos (Logística Reversa, Reciclagem, Remanufatura) e a Avaliação de Sustentabilidade Empresarial.

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Publicado

03.10.2022

Como Citar

Santana, M., & Oiko, O. T. (2022). Influência da priorização de veículos menos poluentes nos custos com combustível. Exacta, 20(4), 861–883. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.18554

Edição

Seção

Artigos