MODELO DE LOCALIZAÇÃO E ALOCAÇÃO DE PRODUTOS DE E-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASO

Natalia Varela da Rocha Kloeckner

Resumo


A distribuição de produtos de e-commece apresenta na literatura uma lacuna no que diz respeito a modelos matemáticos que tratem dessa instância sob o enfoque de otimização combinatória de alocação em instalações multicapacitadas. Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo matemático de programação linear inteira, capaz de otimizar a localização e alocação de produtos provenientes de e-commerce. O método, para o desenvolvimento e aplicação do modelo, apoiou-se no estudo de caso de uma empresa que atua na venda de redes de descanso, presente no comércio eletrônico B2B (Bussiness to Consumers). Os principais resultados obtidos foram: uma média de otimização de 39,1% no cenário real da empresa, e a ausência de falhas na geração de relatórios no dia a dia de operação. Conclui-se que o modelo apresentou soluções consistentes e sugere-se que ele possa ser aplicado em instâncias similares, bem como incluído de novas características em estudos futuros.


Palavras-chave


Distribuição; Localização-alocação; E-commerce; Programação inteira

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19244

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