Modelo de localização e alocação de produtos de e-commerce: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19244

Palavras-chave:

Distribuição, Localização-alocação, E-commerce, Programação inteira

Resumo

A distribuição de produtos de e-commece apresenta na literatura uma lacuna no que diz respeito a modelos matemáticos que tratem dessa instância sob o enfoque de otimização combinatória de alocação em instalações multicapacitadas. Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo matemático de programação linear inteira, capaz de otimizar a localização e alocação de produtos provenientes de e-commerce. O método, para o desenvolvimento e aplicação do modelo, apoiou-se no estudo de caso de uma empresa que atua na venda de redes de descanso, presente no comércio eletrônico B2C (Business to Consumers). Os principais resultados obtidos foram: uma média de otimização de 39,1% no cenário real da empresa, e a ausência de falhas na geração de relatórios no dia a dia de operação. Conclui-se que o modelo apresentou soluções consistentes e sugere-se que ele possa ser aplicado em instâncias similares, bem como incluído de novas características em estudos futuros.

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Biografia do Autor

Natalia Varela da Rocha Kloeckner, Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP)

Economista pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Administradora pela Universidade Estácio de Sá/RJ (UNESA). MBA em Varejo e Mercado de Consumo pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Gestão Logística e Pesquisa Operacional pela UFC. Atualmente é doutoranda em Administração, área de operações, na USP

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Publicado

12.06.2023

Como Citar

Kloeckner, N. V. da R. (2023). Modelo de localização e alocação de produtos de e-commerce: um estudo de caso. Exacta, 21(2), 479–502. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19244

Edição

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Artigos